Uma proposta de articulações entre Álgebra Vetorial e GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e56565

Resumo

Neste trabalho, apresentamos algumas produções oriundas de um minicurso realizado em um evento direcionado a licenciandos e professores de matemática da Educação Básica. Destarte que, apenas estudantes realizaram inscrição nesta atividade. A proposta do minicurso constituiu-se a partir de um estudo do trânsito entre as diferentes representações vetoriais nos domínios numérico, algébrico e geométrico, subsidiado pelo software GeoGebra, com o intuito de apontar caminhos para a instauração de pressupostos do emergente Paradigma de Questionamento do Mundo, cujos pilares se assentam no despertar de uma visão prospectiva que se opõe ao Paradigma de Visitação de Obras. Nesta perspectiva, tomamos como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático – TAD, a qual possui um dos fundamentos centrado nas análises das atividades didáticas matemáticas em torno de uma modelação praxeológica pontual, por meio da interação entre os blocos prático e teórico. As atividades foram planejadas e desenvolvidas contemplando-se tarefas que geralmente são tratadas em aulas ou avaliações sobre a teoria de vetores no plano, objetivando-se apontar direções para integrar o software às aulas que abordam a álgebra vetorial. Em termos de resultados, identificamos que os participantes abandonaram a postura estática e coadjuvante imposta no modelo tradicional de ensino e assumiram um papel protagonista nas atividades desenvolvidas, tanto no ambiente “papel lápis” quanto no âmbito virtual, contribuindo, desta forma, com a formação de futuros professores de matemática que questionem e não apenas visitem obras.

 

Biografia do Autor

Jany Santos Souza Goulart, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

Professora Assistente do Departamento de Ciências Exatas - DEXA da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

Mestre em Desenho Cultura e Interatividade - UEFS.

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ensino Filosofia e História das Ciências - PPGEFHC - (UFBA/UEFS)

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Luiz Marcio Santos Farias, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Professor Titular, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia-UFBA.

Doutor em Didática da Matemática. Université de Montpellier II, UM2, França.

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS.

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Claudiano Goulart, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Titular do DEXA - Departamento de Ciências Exatas da UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre e Doutor em Matemática - UnB (Universidade de Brasíla)  

Coordenador do Curso de Especialização em Matemática - UEFS

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Publicado

2020-04-06

Edição

Seção

Relatos de Experiências