A inserção da tecnologia nas aulas de matemática e seu processo avaliativo: um estudo preliminar sobre as percepções de professores polivalentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e59118

Resumo

Este trabalho busca investigar as percepções de duas professoras dos anos iniciais sobre a inserção da tecnologia aos processos de ensino nas aulas de matemática bem como sobre a avaliação que fazem desse processo. O contexto é uma experiência realizada em uma escola da rede particular da cidade de São Paulo, envolvendo o uso de um aplicativo tecnológico digital. Tanto o tema quanto o ambiente e sujeitos investigados, são elementos de um projeto de pesquisa ligado à formação de professores que pretende fornecer subsídios para uma tese de doutorado em Educação Matemática. As referências teóricas exploram as ideias provenientes de uma proposta conhecida como  Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), especialmente as que propõem uma estrutura conceitual para a tecnologia educacional em integração com seus equivalentes didático e do conteúdo, ou seja, uma concepção integrada destes três aspectos. A investigação, de abordagem qualitativa, na fase aqui exposta, traz como instrumento um questionário, a partir do qual foi possível identificar, preliminarmente, que as professoras ainda posicionam os saberes relativos à tecnologia como elementos desconectados em relação ao elenco dos demais saberes necessários ao trabalho docente, atribuindo a este componente um papel secundário, destinado à motivação e ao aguçamento da curiosidade dos estudantes.  Em contrapartida, foi possível vislumbrar que em função de uma nova prática e do processo avaliativo da mesma, novas mediações dos professores podem se constituir nas bases aqui discutidas.

Palavras-chave: formação de professores que ensinam Matemática; tecnologias para o ensino de Matemática; TPACK; processo avaliativo; novas mediações

Biografia do Autor

Maria Teresa Merino Ruz Mastroianni, Pontifícia Universidade Católica PUC-SP

Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - PUC -SP

Gerson Pastre de Oliveira, PUC SP

Gerson Pastre de Oliveira é professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), líder do grupo de pesquisa ?Educação e Tecnologia? (Edutec/UNIP), membro do grupo de pesquisa "Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática" (PEA-MAT), mestre e doutor em Educação (USP). Seus interesses de pesquisa incluem avaliação da aprendizagem em cursos on-line e tecnologias de informação e comunicação na educação matemática. Atua como docente nas áreas de Ciência da Computação, Educação e Educação Matemática, nos níveis de graduação e pós-graduação. É co-autor dos livros na área de educação e computação, além de diversos artigos publicados em periódicos científicos e em anais de congressos, nacionais e internacionais. Atua como coordenador e professor do curso de Ciência da Computação (UNIP/Jundiaí). E-mail: gepasoli@uol.com.br (Texto informado pelo autor)

Referências

ALVES, J.F. Avaliação Educacional: Da Teoria à Prática. Org. Andrea Ramal. LTC. Rio de Janeiro, 2013.

BELINE, W.; COSTA, N.M.L. (Orgs), Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010.

BOGDAN, R.C; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

FILHO L.G. S.; LÜDKE, E. Os erros nas avaliações de Aprendizagem: Construindo Concepções e Conhecimentos; in Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI –ISSN 1809-1636, Vol.13, n. 24: p.364-376,( Maio/2017).

HADJI C, Avaliação Desmistificada Artmed, Porto Alegre, 2001.

HOFFMANN J, Avaliação Mediadora – Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Editora Mediação, 29ª edição, Porto Alegre, 2009.

HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KENSKI, V.M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitba, v.4, n.10,p. 47-56, (set/dez. 2003). Recuperado de: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=786&dd99=view&dd98 Acesso em 15 de Nov. 2017.

KENSKI, V.M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 8 ed. – Campunas, SP; Papirus,2012.

MATIFIC: https://www.matific.com/bra/pt-br

MISHRA, P.; KOEHLER, M. Technological Pedagogical Content Knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n.6, (p.1017-1054).

MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP; Papirus, 2007.

OLIVEIRA, G.P. Avaliação em cursos on-line colaborativos: uma abordagem multidimensional. 2007. 220f Tese (Doutorado) – Faculdade de educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

OLIVEIRA, G.P. Estratégias multidimensionais para a avaliação da aprendizagem em cursos on-line. In: Ensaio: aval. plo. Públ. Educ, Rio de Janeiro, v.18, n 66, p.105-138, (jan/mar. 2010).

OLIVEIRA, G. P. Tecnologias digitais na formação docente: estratégias didáticas com uso do superlogo e do Geogebra. Anais do VII Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, Montevidéu. 2013.

PERRENOUD, Philippe (1999). Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre. Artes Médicas Sul.

PIRES, C. M. C. Formação inicial e continuada de professores de matemática: possibilidades de mudança. IN: ANAIS DO XV ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – UNISINOS. Porto Alegre, 2003.

PIRES, C. M. C. Educação Matemática: Conversa com professores dos Anos Iniciais. São Paulo: Zapt, 2012. 320 p.

SILVA, E.M.D. A Virtude do erro: uma visão construtivista da avaliação. In: Estudos em Avaliação Educacional. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v.19, n.39, p.91-113, (jan-abr, 2008).

SILVA, L.P. A Utilização dos Recursos Tecnológicos no Ensino Superior. Revista Olhar Científico – Faculdades Associadas Arquimedes – V. 01, n.2, Ago/Dez. 2010. Recuperado de https://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/tics/14-151-1-PB.pdf Acesso em 27 de Novembro de 2017.

SHULMAN, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4–14.

TIKHOMIROV, O. K. The psychological consequences of computerization. In: WERTSCH, J.V. The Concept of Activity in Soviet Psychology. M.E. Sharpe Inc.: New York, 1981. pp. 256-278.

VALENTE, J. A. Análise dos diferentes tipos de softwares usados na educação. In: VALENTE, J. A. (Org.). Computadores na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. p. 71-87.

Downloads

Publicado

2020-03-06

Edição

Seção

Artigos