Apreensões figurais mobilizadas por licenciandos em matemática: um estudo sobre área de quadriláteros a partir do software GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e65053

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a mobilização de registros de representação semiótica de apreensões figurais em uma atividade sobre área de quadriláteros a partir do software GeoGebra. Para tanto, consideraram-se protocolos de uma atividade com quatro itens conforme os pressupostos da pesquisa qualitativa (Lüdke & André, 1986) e os princípios da análise de conteúdo (Bardin, 2016). Na produção de dados identificaram-se relações entre o registro em língua natural e o registro figural, sendo estes os mais mobilizados e ainda de modo simultâneo. Além disso, concluem-se indícios de mobilização das apreensões perceptiva, discursiva e operatória, sendo a primeira a mais enfatizada.

Biografia do Autor

Juliana Gabriele Kiefer, Universidade Federal de Santa Maria- RS

Possui graduação em Matemática - licenciatura (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria e curso de pós-graduação latu sensu em Metodologia do ensino de matemática da Faculdade de Educação São Luís (2018). Atualmente é aluna do curso de Pós-Graduação Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física da UFSM. Participa do Grupo de Pesquisas EMgep e atua como tutora a distância no curso de Licenciatura em Matemática EAD do Instituto Federal Farroupilha. Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6199625958296050

Inês Farias Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria-RS

Possui Graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Docente Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo formação acadêmica na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Equações Diferenciais. Desde 2008 desenvolve pesquisa, ensino e extensão na área de Ensino, com especialidade em Educação Matemática, na linha de pesquisa de Tecnologia Educacional. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física desde sua criação junto a UFSM, atuando na área de concentração de Educação Matemática, na linha de pesquisa de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática. Com foco nesta linha de pesquisa tem participado e coordenado projetos de pesquisa, ensino e extensão envolvendo o uso de recursos tecnológicos no ensino de matemática. Além de realizar docência e orientação em Cursos de Graduação e de Pós-graduação na Modalidade presencial, também trabalha em cursos na modalidade a distância. Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0979050331045936

Rita de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria- RS

Possui graduação em Matemática- Licenciatura (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação (2000) pela mesma instituição e doutorado em Educação Matemática (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação Matemática atuando principalmente no ensino e na aprendizagem de Matemática na educação básica e no ensino superior, bem como na formação de professores que ensinam Matemática. Link do currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/8330933788557081

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Publicado

2020-04-06

Edição

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Artigos