Apprehensions mobilized by graduates in mathematics: a study on the area of quadrilaterals from GeoGebra software

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e65053

Abstract

This research aims to analyze the mobilization of semiotic representation records of figurative seizures in an activity on area of quadrilaterals from GeoGebra software. For this, protocols of an activity with four items were considered according to the assumptions of the qualitative research (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) and the principles of content analysis (BARDIN, 2016). In the production of data, we identified relations between the natural language register and the figural register, which are the most mobilized and simultaneously. In addition, evidence is concluding mobilization of perceptual, discursive, and operative apprehensions, the first being most emphasized.

Author Biographies

Juliana Gabriele Kiefer, Universidade Federal de Santa Maria- RS

Possui graduação em Matemática - licenciatura (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria e curso de pós-graduação latu sensu em Metodologia do ensino de matemática da Faculdade de Educação São Luís (2018). Atualmente é aluna do curso de Pós-Graduação Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física da UFSM. Participa do Grupo de Pesquisas EMgep e atua como tutora a distância no curso de Licenciatura em Matemática EAD do Instituto Federal Farroupilha. Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6199625958296050

Inês Farias Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria-RS

Possui Graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Docente Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo formação acadêmica na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Equações Diferenciais. Desde 2008 desenvolve pesquisa, ensino e extensão na área de Ensino, com especialidade em Educação Matemática, na linha de pesquisa de Tecnologia Educacional. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física desde sua criação junto a UFSM, atuando na área de concentração de Educação Matemática, na linha de pesquisa de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática. Com foco nesta linha de pesquisa tem participado e coordenado projetos de pesquisa, ensino e extensão envolvendo o uso de recursos tecnológicos no ensino de matemática. Além de realizar docência e orientação em Cursos de Graduação e de Pós-graduação na Modalidade presencial, também trabalha em cursos na modalidade a distância. Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0979050331045936

Rita de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria- RS

Possui graduação em Matemática- Licenciatura (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação (2000) pela mesma instituição e doutorado em Educação Matemática (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação Matemática atuando principalmente no ensino e na aprendizagem de Matemática na educação básica e no ensino superior, bem como na formação de professores que ensinam Matemática. Link do currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/8330933788557081

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Published

2020-04-06

Issue

Section

Artigos