Formação continuada de professores: uma análise da adequação de recursos didáticos para o ensino de números racionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e65570

Resumo

Neste estudo são discutidos resultados parciais de uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo investigar como um programa formativo mobiliza conhecimentos didático-matemáticos dos professores quanto ao uso adequado e pertinente de recursos didáticos para ensinar números racionais nos anos finais do Ensino Fundamental. Essa análise foi feita por meio da dimensão mediacional do Sistema de Conhecimentos Didático-Matemáticos (CDM), descrita por Pino-Fan e Godino. Os dados foram obtidos por meio dos registros escritos dos professores, da gravação em vídeo dos encontros e das observações da formadora registrados em seu diário. Os resultados apontam para uma compreensão limitada dos professores referente ao emprego de recursos didáticos em sala de aula, bem como evidenciou poucas condições de infraestrutura das escolas para emprego de recursos digitais.

 

 

 

Biografia do Autor

Patricia Pujol Goulart Carpes, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Matemática. Mestre em Matemática Aplicada. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática. Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Itaqui.

http://lattes.cnpq.br/7646090474831649

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana

http://lattes.cnpq.br/0872986001066865

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Publicado

2020-03-06

Edição

Seção

Artigos