Peer Instruction: uma experiência no ensino de cálculo com base em metodologias ativas de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e66341

Resumo

No presente estudo, tem-se como objetivo analisar as contribuições da utilização da metodologia ativa Peer Instruction no ensino e na aprendizagem de tópicos trabalhados na disciplina de Cálculo A, na qual se aborda, especificamente, o conteúdo de integração de taxas de variação e integrais definidas. Na pesquisa, desenvolvida com 41 estudantes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria, utilizou-se a estratégia de ensino inspirada na metodologia Peer Instruction, em que os alunos, após leitura prévia do assunto fora da sala de aula, responderam, em sala de aula, a 10 questões conceituais disponibilizadas no Moodle, discutindo suas respostas com os colegas. A partir dos dados obtidos por meio das discussões realizadas nos grupos, das respostas dos alunos às questões e à pesquisa de opinião, constatou-se o envolvimento e a satisfação dos alunos na realização das atividades e a eficiência do uso da metodologia na aprendizagem dos conceitos tratados.

Biografia do Autor

Janice Rachelli, Universidade Federal de Santa Maria

Janice Rachelli

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, Brasil

http://orcid.org/0000-0002-1422-1838

http://lattes.cnpq.br/5849885985531239 

 

 

Vanilde Bisognin, Universidade Franciscana

Vanilde Bisognin

Universidade Franciscana, Santa Maria/RS, Brasil

http://orcid.org/0000-0001-5718-4777

http://lattes.cnpq.br/1245060231128858 

  

 

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Publicado

2020-05-14

Edição

Seção

Artigos