Etnomatemática do contexto agrícola: elaboração e resolução de problemas de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e67491

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla, na qual se fez um estudo sobre as estratégias utilizadas por estudantes de uma escola agrícola para resolverem problemas de matemática contextualizados. O presente trabalho aborda o processo de elaboração e resolução desses problemas, na perspectiva etnomatemática. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada realizada com dois agricultores residentes na comunidade escolar, um produtor de leite e o outro de tabaco, além de entrevistas com tarefa realizadas com seis estudantes. Os problemas foram elaborados a partir das formas de matematizar expressas por esses agricultores, com dados reais sobre o contexto analisado. O processo de resolução dos problemas envolveu cálculos com margem de lucro, cálculos aproximados e/ou realizados por estimativas, relações entre diferentes unidades de medida e conversões e ainda, a relação estabelecida entre o valor que o agricultor recebe pela produção e o preço cobrado no mercado, potencializando a reflexão dos estudantes sobre esse cenário que o produtor enfrenta diariamente. Conclui-se que este trabalho valorizou os saberes do contexto agrícola, aproximando a Matemática produzida por esse grupo social à Matemática escolar.

Biografia do Autor

Amanda Pranke, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação Matemática. Universidade Federal de Pelotas.

https://orcid.org/0000-0002-3741-1394

http://lattes.cnpq.br/8925293064700979

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas.

https://orcid.org/0000-0001-6671-5808

http://lattes.cnpq.br/3997773314507845

Márcia Souza da Fonseca, Universidade Federal de Pelotas.

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação Matemática. Universidade Federal de Pelotas.

http://orcid.org/0000-0001-9215-4370

http://lattes.cnpq.br/7950804967345359

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Publicado

2020-04-06

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Artigos