Estratégias para o ensino de matemática para alunos surdos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e67667Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar estratégias para o ensino de conteúdos de Matemática (porcentagem e resolução de problemas aritméticos) para alunos surdos do Ensino Fundamental, com a utilização de materiais pedagógicos autênticos, a partir de uma perspectiva bilíngue de ensino-aprendizagem - Libras e Língua Portuguesa escrita (Brasil, 2002; 2005). Wallon (1879-1995) e Vygotsky (1896-1934) foram abordados, pois destacam a importância do lúdico, das brincadeiras e do cumprimento de regras para o desenvolvimento da linguagem e da cognição, assim como para o amadurecimento psicológico, motor, sensorial e afetivo do aprendiz. A pesquisa baseou-se no Decreto 5.626/2005 sobre ensino ministrado de forma dialógica, funcional e instrumental e nos estudos de Morais e Cruz (2016, 2019) que se dedicam à produção de materiais didáticos para aprendizes surdos, a partir de recursos visuais e da Libras como língua de instrução e L1 desses aprendizes.
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