Mapas Conceituais para a compreensão de textos no âmbito de um curso de pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e67861

Resumo

Apresentam-se aqui os resultados e reflexões a respeito da utilização de mapas conceituais como ferramenta para a compreensão de textos na perspectiva de pós-graduandos durante a disciplina de Tópicos de Teorias de Aprendizagem e Educação Matemática, ministrada no âmbito de um curso de mestrado acadêmico em Educação Matemática e Ensino de Física. Para tanto, analisamos as respostas dadas pelos discentes a um conjunto de perguntas elaboradas com o propósito de obter as impressões surgidas durante todo o processo de leitura, compreensão dos textos, confecção dos mapas conceituais e apresentação de seminários. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, subsidiado concomitantemente nos trabalhos de Duval, referentes à diversidade de registros de representações semióticas e à compreensão de textos em Matemática e nos princípios programáticos facilitadores da aprendizagem significativa descritos por Ausubel. Os resultados sugerem que é adequado usar mapas conceituais com o propósito apoiar a leitura e favorecer a compreensão de textos escritos, o diálogo, a troca de significados entre os estudantes e a aprendizagem significativa dos conceitos estudados.

Biografia do Autor

Naíma Soltau Ferrão, Bolsista PNPD/CAPES UFSM, Santa Maria,RS

Licenciada em Matemática pela Universidade da Região da Campanha-RS (2006), Especialista em Matemática e Estatístcia pela Universidade Federal de Lavras (2009), Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Católica de São Paulo (2013),  Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018) e, atualmente, Bolsista PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação Matematica e Ensino de Física na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS)

http://lattes.cnpq.br/6452654747716147

Maria Cecília Pereira Santarosa, Universidades Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), Mestre em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Doutora em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Professora Associada do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, Santa Maria, RS

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2020-05-14

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Artigos