O ensino de matemática com jovens e adultos em uma escola do campo na Amazônia

Autores

  • Marcos Marques Formigosa Universidade Federal do Pará (UFPA) Universidade do Vale do Taquari (Univates) Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) http://orcid.org/0000-0001-6279-1459
  • Benedita das Graçaçs Sardinha da Silva Secretaria de Estado de Educação do Pará, 3ª Unidade Regional de Educação, Abaetetuba, Brasil Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba, Coordenadoria de Educação do Campo, Abaetetuba, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9604-3512
  • Mara Rita Duarte de Oliveira Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Redenção, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9808-4684

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e68072

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino da educação básica, que atende pessoas com histórias de marginalização e as consequências dos intensos processos de exclusão de meios essenciais de vida, como a educação. Este ensaio tem por objetivo apresentar os desafios e possibilidades encontrados no ensino de Matemática com jovens e adultos, em uma escola do campo no interior da Amazônia. Fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, com registros narrativos no decorrer das aulas ou nas conversas informais, gravadas em áudio e/ou vídeo. As análises foram feitas a partir dos relatórios diários construídos pelos professores, bem como das manifestações feitas de forma escrita e oral pelos alunos. A experiência revelou que as atividades de matemática desenvolvidas pelos professores, mediante as histórias de vida dos alunos, se distingue daquelas práticas comumente encontradas nas aulas de tal disciplina, e contribuiu para a superação dos desafios normalmente encontrados nas escolas do campo, tanto no ensino, que permitiu aos docentes a busca de novas possibilidades de trabalho, quanto na aprendizagem, que promoveu aos alunos um novo olhar para a disciplina de Matemática.

Biografia do Autor

Marcos Marques Formigosa, Universidade Federal do Pará (UFPA) Universidade do Vale do Taquari (Univates) Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)

Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Ensino (Univates)

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA)

Especialista em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento (UFPA)

Licenciado em Matemática (UFPA)

http://lattes.cnpq.br/0734899288695479

Benedita das Graçaçs Sardinha da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Pará, 3ª Unidade Regional de Educação, Abaetetuba, Brasil Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba, Coordenadoria de Educação do Campo, Abaetetuba, Brasil

Professora da rede estadual de ensino do Pará

Professora da rede municipal de esnino de Abaetetuba (PA)

Mestra em Educação, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Especialista em Matemática na Educação Básica (UFPA)

Licenciada em Matemática (UEPA)

Licenciada em Pedagogia, Universidade Federal do Pará (UFPA)

http://lattes.cnpq.br/9016907291365099

Mara Rita Duarte de Oliveira, Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Redenção, Brasil

Professora Adjunta IV da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

Doutora em Educação, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Especialista em Informaática e Educação, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciada em Pedagogia, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

http://lattes.cnpq.br/8038322403743384

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Publicado

2020-05-14

Edição

Seção

Relatos de Experiências