O ensino de matemática com jovens e adultos em uma escola do campo na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e68072Resumo
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino da educação básica, que atende pessoas com histórias de marginalização e as consequências dos intensos processos de exclusão de meios essenciais de vida, como a educação. Este ensaio tem por objetivo apresentar os desafios e possibilidades encontrados no ensino de Matemática com jovens e adultos, em uma escola do campo no interior da Amazônia. Fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, com registros narrativos no decorrer das aulas ou nas conversas informais, gravadas em áudio e/ou vídeo. As análises foram feitas a partir dos relatórios diários construídos pelos professores, bem como das manifestações feitas de forma escrita e oral pelos alunos. A experiência revelou que as atividades de matemática desenvolvidas pelos professores, mediante as histórias de vida dos alunos, se distingue daquelas práticas comumente encontradas nas aulas de tal disciplina, e contribuiu para a superação dos desafios normalmente encontrados nas escolas do campo, tanto no ensino, que permitiu aos docentes a busca de novas possibilidades de trabalho, quanto na aprendizagem, que promoveu aos alunos um novo olhar para a disciplina de Matemática.
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