Algumas reflexões sobre a definição de probabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70030

Resumo

Todos os dias nos deparamos com situações em que precisamos fazer escolhas. Algumas escolhas são bem simples como por exemplo, se você deseja ou não tomar um sorvete, se decidir por tomar, se vai querer que seja servido no copo ou numa casquinha, e depois ainda tem que escolher o(s) sabor(es). Em algumas destas escolhas temos preferências e em outras somos indiferentes (temos a mesma preferência para qualquer escolha). Se mesmo em casos simples vemos que a indiferença  não é a regra, porque no estudo de probabilidade o foco é na indiferença (equiprobabilidade)?  Este trabalho constata através da análise de livros, dissertações de mestrado bem como do resultado do teste aplicado com alunos, que o conceito de probabilidade sedimentado é aquele que nos obriga a aceitar a equiprobabilidade como a única forma de ver o mundo e que muito pouco tem sido feito recentemente para mudar esse quadro. Também relatamos que a forma como alguns compêndios tratam o tema pode dificultar o entendimento até mesmo do caso em que a equiprobabilidade é considerada.

Biografia do Autor

André Gustavo Campos Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Matemática Área : Probabilidade

 http://lattes.cnpq.br/7174877398310072

George Luiz Coelho Cortes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando do PROFMAT/UFRN

George Homer Barbosa de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando do PROFMAT/UFRN

http://lattes.cnpq.br/4083230649242375

Fernando Montanaro Paiva de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando do PROFMAT/UFRN

 http://lattes.cnpq.br/4713282284060566

Francisco Erivan de Almeida Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando do PROFMAT/UFRN

http://lattes.cnpq.br/5845886282661180

Igor Bruno Dantas Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando do PROFMAT/UFRN

 http://lattes.cnpq.br/8783210294387806

Arthur Henrique da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando do PROFMAT/UFRN

Gleydson Medeiros de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando do PROFMAT/UFRN

Referências

Avelar, A. R. (2018). Reflexões sobre o ensino de probabilidade em nível básico e a resolução de seus problemas clássicos. (Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade de Brasília.

Bernstein, P. L. (1997). Desafio aos deuses: a fascinante história do risco. Rio de Janeiro: Campus.

Biajoti, E. D. (2013). Experimentos probabilísticos: noções de probabilidade no ensino fundamental II. (Dissertação de Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal, São Carlos.

Carloni, P. C. (2019). O estudo de probabilidade no ensino médio. (Dissertação de Mestrado Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

Coutinho, C. Q. S. (2004). Texto nº 2: Conceitos probabilísticos, os parâmetros curriculares nacionais e os livros didáticos. In: Mesa Redonda do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Universidade Federal de Pernambuco. Recuperado de http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/13/MR10.pdf

Hand, D. J. (2014). The improbability principle: Why coincidences, miracles, and rare eventes happen every day. New York: Scientific American.

Hazzan, S. (2004). Fundamentos de matemática elementar: combinatória, probabilidade. São Paulo: Atual. v.5.

Iezzi, G., DOLCE, O., DEGENSZAJN, D., PÉRIGO, R., ALMEIDA, N. Matemática: ciências e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2018. Manual do Professor. Ensino Médio, v2.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira. Provas e gabaritos. ENEM: 2008 – 2019. Recuperado de http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos

Lainetti, T. S. F. (2019). Explorando a não-equiprobabilidade de eventos na educação básica (Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal, Rio de Janeiro.

Leonardo, F. M. (2018). Conexões com a Matemática: manual do professor – ensino médio, v.3. São Paulo: Moderna.

Martins, F. M. (2019). Variáveis discretas e probabilidade: uma abordagem inicial no ensino médio (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal, São João del-Rei.

Morgado, A. C. O. (2016). Análise combinatória e probabilidade. Rio de Janeiro: SBM.

Nehab, D. F. (2019). Não há progresso sem Matemática. Recuperado de https://impa.br/noticias/nao-ha-progresso-sem-matematica-e-computacao-diz-pesquisador/

Oliveira, K. I. M., Fernández, A. J. C. (2010). Iniciação à Matemática: Um curso com problemas e soluções. Rio de Janeiro: SBM.

Oliveira, M. R., Carneiro, M. L. (2009). Coleção elementar da matemática: sequências, análise combinatória, matriz – v.3. Belém: GTR.

Oliveira, N. J. (2013). Noções de probabilidade e aplicações ao caso discreto (Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberlândia.

Parâmetros Curriculares do Ensino Médio (PCN). Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf

Portaria no. 1818, de 13 de novembro de 2006 (2006). Títulos recomendados para o ensino médio. Divulga o resultado da avaliação do Livro Didático do Componente Curricular de Matemática e Língua Portuguesa, realizada no âmbito do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio - PNLEM/2007: Brasília, DF. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/port_1818.pdf

Pereira, P. B. S. S., Nascimento G. F., Sibo, G. A., Goulart, A. (2016). Definição clássica e definição frequentista de probabilidade: uma abordagem em sala de aula. Recuperado de http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7963_3734_ID.pdf

Salsa, I. S., Moreira, J. A. (2008). Probabilidade e Estatística. Secretaria de Educação à Distância – SEDIS.

Silva, C. A. G., Medeiros, V. S., Pereira, A. G. C. (2015). Introdução à Combinatória e Probabilidade. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda.

Smole, K. S., Diniz, M. I. (2016). Matemática: ensino médio – manual do professor, v.2. São Paulo: Saraiva.

Souza, J. (2018). Matemática: novo olhar, ensino médio – manual do professor, v.2. São Paulo: FTD.

Downloads

Publicado

2020-05-14

Edição

Seção

Artigos