Noção de função quadrática na transição entre a educação básica e o ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70233Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a noção de função quadrática comparando as relações institucionais, pessoais esperadas e existentes, representadas pela abordagem desenvolvida em três livros didáticos: um das séries finais do Ensino Fundamental, um do Ensino Médio e o da disciplina de Matemática Instrumental para alguns cursos de Engenharia. Além disso, são analisadas as expectativas institucionais analisadas por meio da macroavaliação Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar dos Estudantes do Estado de São Paulo (SARESP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza o método documental, que se apoia na Teoria Antropológica do Didático, de Chevallard. As abordagens teóricas em termos de quadros e mudança de Douady, níveis de conceituação e de conhecimento definidos por Robert e pontos de vista segundo Rogalski complementam o referencial teórico. Desse modo, foi definida, a priori, uma grade com as categorias de análise dos tipos de tarefas sobre função quadrática que podemos encontrar na transição entre a Educação Básica e o Ensino Superior. Este estudo possibilitou identificar quais conhecimentos sobre a noção de função quadrática podem ser considerados como conhecimentos prévios mobilizáveis ou disponíveis para os estudantes que iniciam o curso de Engenharia, o que pode ajudar na proposição de novas formas de trabalho com esses estudantes.
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