Uma prática pedagógica no ensino de funções utilizando o GeoGebra em um curso de pré-cálculo híbrido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70522

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de prática pedagógica que foi desenvolvida em um Curso de Pré- Cálculo Híbrido na Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Para embasar essa proposta realizamos uma pesquisa nos anais das edições XI e XII do Encontro Nacional de Educação Matemática- ENEM. Optamos pela construção de um mapa teórico para analisar as temáticas que emergiram nas pesquisas sobre práticas educativas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI). Para elaboração do mapa foram considerados os artigos referentes aos relatos de experiência e às comunicações científicas que continham a palavra CÁLCULO no título, que retratasse uma atividade pedagógica na área de CDI. No processo de análise dos resumos emergiram duas categorias, cujos temas versaram sobre tecnologias digitais no ensino de Cálculo e resolução de problemas e a história da Matemática como estratégia para ensinar/aprender Cálculo. Após o mapeamento, elaboramos uma atividade utilizando o software GeoGebra online no ensino de funções afim e quadrática para mostrar a ação dos coeficientes em cada uma das funções estudadas. Concluímos que os estudantes conseguiram visualizar com mais dinamismo quando o aplicativo foi utilizado.

Biografia do Autor

Alessandro da Silva Saadi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduado, especialista e mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuou como professor de Matemática Financeira e Matemática Aplicada nos cursos de Administração de Empresas, Matemática, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis na FURG. Atualmente é matemático da FURG e professor da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas (ETEGV) em Rio Grande.

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de matemática e modelagem matemática.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1987). Especialista em Matemática (1997) e em Matemática Aplicada (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane. É professora associado da Universidade Federal do Rio Grande- FURG e tem experiência docente e gestora na área educacional. Investiga os seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências e matemática e modelagem matemática. Atualmente está coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas.

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Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Relatos de Experiências