A pedagogical practice in function teaching using GeoGebra in a Hybrid precalculus course

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70522

Abstract

This work aims to present a proposal for pedagogical practice that was developed in a Hybrid Precalculus Course at the Universidade Federal do Rio Grande - FURG. To support this proposal, we conducted a research in the annals of the XI and XII editions of the Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. We opted for the construction of a theoretical map to analyze the themes that emerged in the research on educational practices of Differential and Integral Calculus (CDI). For the elaboration of the map, articles referring to experience reports and scientific communications that contained the word CÁLCULO in the title, which depicted a pedagogical activity in the CDI area, were considered. In the process of analyzing the abstracts, two categories emerged, whose themes dealt with digital technologies in the teaching of Calculus and problem solving and the history of Mathematics as a strategy to teach/ learn Calculus. After mapping, we developed an activity using the online GeoGebra software to teach linear and quadratic functions to show the action of the coefficients in each of the studied functions. We concluded that the students were able to visualize more dynamically when the computer application was used.

Author Biographies

Alessandro da Silva Saadi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduado, especialista e mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuou como professor de Matemática Financeira e Matemática Aplicada nos cursos de Administração de Empresas, Matemática, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis na FURG. Atualmente é matemático da FURG e professor da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas (ETEGV) em Rio Grande.

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de matemática e modelagem matemática.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1987). Especialista em Matemática (1997) e em Matemática Aplicada (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane. É professora associado da Universidade Federal do Rio Grande- FURG e tem experiência docente e gestora na área educacional. Investiga os seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências e matemática e modelagem matemática. Atualmente está coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas.

References

Almeida, H. R. F. L. (2013, julho). As ferramentas da educação a distância como suporte às aulas presenciais de Cálculo I. In Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-10). Curitiba, PR: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/1063_260_ID.pdf

Batista, S. C. F. (2013, julho). Fórum on-line no ensino de Cálculo: uso de abordagem histórica. In Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-15). Curitiba, PR: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/260_104_ID.pdf

Biembengut, M. S. (2008). Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna.

Borba, M. C., Almeida, H. R. F. L. & Gracias, A. S. (2018). Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Braga, R. M. & Santo, A. O. E. (2013, julho). Modelagem Matemática e experimentação em Cálculo. In Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-9). Curitiba, PR: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/3430_1885_ID.pdf

Conceição, D. L., Ferreira, A. L. A., Marques, M. H. & Pereira, L. M. (2016, julho). Software GeoGebra: vídeos tutoriais em prol do ensino e aprendizagem do Cálculo. In Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-9). São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de

Fonseca, M. O. S. & Trevisan, A. L. (2016, julho). Caracterização e encaminhamento de tarefas matemáticas em aulas de Cálculo Diferencial e Integral. In Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-12). São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7164_3135_ID.pdf

Grande, A. L. (2016, julho). O ensinar do teorema fundamental de Cálculo envolvendo o pensamento intuitivo e visual. In Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-12). São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7670_3491_ID.pdf

Jover, R. S. R. (2013, julho). Cálculo Diferencial: uma experiência de ensino utilizando os aplicativos GeoGebra e Graphmatica. In Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-16). Curitiba, PR: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/954_957_ID.pdf

Luz, V. M. & Santos, A. R. (2013, julho). Associando pesquisa e intervenção em uma disciplina de Introdução ao Cálculo. In Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-16). Curitiba, PR: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/985_632_ID.pdf

Nascimento, C. H. S., Lopes, D. O. & Teixeira, P. C. M. (2013, julho). Utilização do software Maple no problema de Cálculo: modelagem matemática de um volume de revolução. In Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-16). Curitiba, PR: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/1986_978_ID.pdf

Pinheiro, J. M. L. & Junior, L. C. L. (2016, julho). Uma experiência com o Cálculo Integral em um ambiente informatizado de aprendizagem. In Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-12). São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/4758_2263_ID.pdf

Reis, F. S. & Junior, J. C. M. (2016, julho). As contribuições da visualização proporcionada pelo GeoGebra à aprendizagem de funções derivadas em Cálculo I. In Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-12). São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/8057_3666_ID.pdf

Reis, J. P. C. (2016, julho). A resolução de problemas e a descoberta guiada como metodologias para o ensino e a aprendizagem do conteúdo de otimização em Cálculo. In Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-12). São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/4658_2556_ID.pdf

Santos, D. M. M., Pinto, G. M. F., Souza, I. A. & Felix, L. V. (2016, julho). Atividades de tutoria: uma alternativa ao fracasso em Cálculo Diferencial e Integral. In Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-12). São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7365_3884_ID.pdf

Santos, J. L., Brito T. N. & SILVA, D. J. (2016, julho). O uso da história na construção do conceito de integral definida: uma abordagemno cálculo de áreas. In Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-12). São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6813_2820_ID.pdf

Scherer, S. & Lopes, V. R. Tecnologia, comunicação e educação a distância: uma estética para materiais didáticos de Cálculo I. In Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-10). São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7527_3695_ID.pdf

Silva, J. P. N. (2019). GeoGebra: explorando possibilidades de abordagem interativa dos conteúdos de função quadrática, limites e derivada. (Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, MT.

Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM (2016). Site do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, SP. Recuperado de http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais

Souza, F. P. & Mesquita, A. M. (2013, julho). A utilização do software Maple no ensino de Cálculo Diferencial e Integral I com aplicações na Química. In Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-13). Curitiba, PR: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Recuperado de http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/815_194_ID.pdf

Veiga, I. P. A. (2015). A prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Papirus.

Published

2020-07-21

Issue

Section

Relatos de Experiências