A utilização das tecnologias digitais na formação inicial de professores de Matemática: compreensões, desafios e possibilidades

Autores

  • Daniele Amaral Fonseca Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
  • Daniel da Silva Silveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na área de Educação Matemática e Cálculo Diferencial e Integral no Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF, Rio Grande, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1195-2117
  • Celiane Costa Machado Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, lotada no Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF, Rio Grande, RS, Brasil.
  • Elaine Corrêa Pereira Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na área de Álgebra, Análise e Matemática Discreta no Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF https://orcid.org/0000-0002-3779-1403

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70560

Resumo

O objetivo desse artigo foi compreender os enlaces entre a prática pedagógica e a cibercultura, pelo uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática no contexto da formação inicial de professores. Isso foi discutido por meio de autores que estudam a concepção de Cibercultura e de outros que refletem sobre a formação de professores de matemática imbricada à utilização das tecnologias digitais. Assim, o caminho metodológico foi estruturado em duas etapas, sendo a primeira através da análise de produções científicas nos Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, e a segunda etapa, ocorreu pelo planejamento e desenvolvimento de uma prática pedagógica com o uso de tecnologias digitais em uma disciplina de laboratório, do curso de Licenciatura em Matemática, de uma Universidade Federal. A análise realizada possibilitou evidenciar que o uso recorrente das tecnologias digitais pode gerar possibilidades para o ensino de Matemática, assim como, o dar-se conta do licenciando em relação ao seu processo de aprender, sobre suas dificuldades, seus desafios, sua atenção consciente e seu processo de ir e vir para descobrir como fazer algo. Ademais, o uso pedagógico das tecnologias digitais na formação inicial de professores de Matemática, precisa ser adequada as práticas, aos contextos e aos sujeitos, com a intenção de contemplar pelas interações à construção do conhecimento. Destarte, podemos concluir com este trabalho que se a formação de professores de Matemática for ancorada em uma perspectiva que opera a tecnologia digital como uma forma de agir, viver e compreender esse operar no seu fazer profissional, poderá significar a importância e potencializar a apropriação dessas ferramentas tecnológicas nas atividades do dia a dia, o que poderá também transformar a cibercultura no espaço educativo.

Biografia do Autor

Daniele Amaral Fonseca, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Licenciada em Matemática pela FURG.

Daniel da Silva Silveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na área de Educação Matemática e Cálculo Diferencial e Integral no Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF, Rio Grande, RS, Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Professor do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Celiane Costa Machado, Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, lotada no Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF, Rio Grande, RS, Brasil.

Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, lotada no Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF

Elaine Corrêa Pereira, Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na área de Álgebra, Análise e Matemática Discreta no Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF

Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na área de Álgebra, Análise e Matemática Discreta no Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF

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Publicado

2020-08-28

Edição

Seção

Artigos