Erros num caderno do aluno: uma oportunidade de aprendizagem inexplorada em matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70562

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que tem como objectivo averiguar o que professores de matemática fazem com erros cometidos pelos alunos decorrentes da resolução dos trabalhos de casa no caderno. Foram selecionados 20 cadernos de alunos da 10ª classe de 5 Escolas Secundárias de Lichinga. Foram entrevistados 5 professores de matemática das escolas. A análise de dados efectuada seguindo a abordagem qualitativa, revelou que as resoluções dos trabalhos de casa não têm merecido atenção dos professores. Constatou-se que os erros cometidos estão relacionados com a realização incorreta de uma operação; compreensão conceitual insuficiente e a aplicação indevida das regras algorítmicas. Concluímos que avaliação formativa não tem sido a prática frequente o que constitui uma perca de oportunidade para garantir aprendizagem dos alunos. Sugerimos que seja desenvolvido um instrumento de análise de erros capaz de ser utilizado pelos professores e alunos.

Biografia do Autor

Eduardo Pêssuro (In memorian), Universidade Rovuma- Extensão de Niassa

Mestre em Ensino de Matemática

Geraldo Vernijo Deixa, Universidade Licungo

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Universidade Licungo, Departamento de Ciências Naturais, Matemática, Moçambique 

Rosalino Subtil Chicote, Universidade Rovuma- Extensão de Cabo Delgado

Mestrando em Educação/ Currículo

Licenciado em Ensino da Matemática pela Universidade Pedagógica de Moçambique, Delegação de Quelimane

Docente do Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Estatística

 

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Publicado

2020-07-21

Edição

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Artigos