O modelo dos campos semânticos para pensar a multiplicação em sala de aula

Autores

  • Rejane Siqueira Julio Professora adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação. https://orcid.org/0000-0002-3248-800X
  • Guilherme Francisco Ferreira Mestre e doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociência e Ciências Exatas, Rio Claro/SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7292-2405

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70688

Resumo

Este artigo utiliza como referencial teórico o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e tem como objetivos apresentar e discutir diferentes significados para a multiplicação, fazer uma distinção entre a multiplicação na rua e na escola e trazer aspectos didáticos que podem ser levados em consideração quando professores forem se preparar para abordar multiplicação em sala de aula. Para isso, foram utilizados os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular, teorizações realizadas com base no MCS e exemplos de diferentes situações envolvendo multiplicação. A partir das considerações apresentadas e desenvolvidas neste artigo, espera-se contribuir para uma ampliação nos modos de produção de significados de professores quando estes se depararem com a docência do tema multiplicação na Educação Básica.

Biografia do Autor

Rejane Siqueira Julio, Professora adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Docente do departamento de Matemática, do Instituto de ciências exatas, e do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federqal de Alfenas (UNIFAL-MG). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" de Rio Claro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1798884495942862

Guilherme Francisco Ferreira, Mestre e doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociência e Ciências Exatas, Rio Claro/SP, Brasil.

Mestre e doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" e um dos coordenadores do Curso de GeoGebra, cujas informações podem ser acessadas em ogeogebra.com.br.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6650430764851555

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Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos