Banco Geométrico: gênese documental e orquestração instrumental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e71545

Resumo

Apresentamos um estudo desenvolvido no seio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que teve em seu bojo, o trabalho de bolsistas (licenciandos em Matemática) sobre e com os recursos para o ensino de Matemática. Em particular, analisamos o processo de concepção e aplicação de um jogo sobre o tema Poliedros, o Banco Geométrico. Destacamos como norte teórico a Abordagem Documental do Didático, a Teoria da Orquestração Instrumental e o modelo Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK). A coleta de dados ocorreu à luz da investigação reflexiva, pela qual são utilizadas várias ferramentas; a saber: observação de classe, entrevistas, videogravação, dentre outras; bem como o acompanhamento do trabalho documental dos sujeitos em diversos lugares (escola, laboratório, etc.). Dentre os resultados, sublinhamos elementos de evolução do jogo em tela, em virtude do trabalho documental e das orquestrações instrumentais (configuração didática, modos de exploração e desempenho didático). E, como esses elementos foram permeados pelo desenvolvimento de conhecimentos profissionais docentes.

Biografia do Autor

Matheus Souza de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Licenciando em Matemática (UFRPE) e ex-bolsista do PIBID-UFRPE (2018-2020). Membro do grupo de estudo e pesquisa LACAPE - Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (UFRPE/CNPq). Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/9512226706066185

Elisângela Bastos de Mélo Espíndola, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutora em Educação (UFPE) e em Sciences de l'Education (UCBL). Professora adjunta vinculada ao Departamento de Educação (DEd) da UFRPE, atudando na formação de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências. Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/0367382856462792

Pedro Rafhael Barbosa Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Licenciando em Matemática (UFRPE) e ex-bolsista do PIBID-UFRPE (2018-2020). Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/6641406003183437

Tadeu Lira de Mello, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Licenciando em Matemática (UFRPE) e ex-bolsista do PIBID-UFRPE (2018-2020). Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/5126430882588877

Joseleide da Silva Damascena, Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002). Atualmente é professora da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Foi superivisora da área de Matemática no PIBID-UFRPE (2018-2020). Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/5043548249200657

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Publicado

2020-05-14

Edição

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Artigos