Proposições teórico-simbólicas mediadas pela teoria antropológica do didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e72425

Palavras-chave:

Didática da matemática, Teoria antropológica do didático, Proposições teórico-simbólicas

Resumo

O objetivo deste artigo é expor proposições teórico-simbólicas mediadas pela Teoria Antropológica do Didático. As articulações teóricas estabelecidas comtemplam ideias sobre o estudo de obras, sistema didáticos, esquema herbartiano e milieu. A perspectiva dessas articulações estabelece um percurso metodológico para desenvolvimento de pesquisas vinculadas à Didática da Matemática ou Educação Matemática. Nossas proposições teórico-simbólicas são contributos de uma pesquisa de doutoramento.

Biografia do Autor

José Carlos de Souza Pereira, Secretaria de Educação do Estado do Pará – SEDUC/PA

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas; Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas da Didática da Matemática – GEDIM/PPGECM/UFPA; Porfessor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Pará – SEDUC/PA.

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2020-08-28

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Artigos