Proposições teórico-simbólicas mediadas pela teoria antropológica do didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e72425

Resumo

O objetivo deste artigo é expor proposições teórico-simbólicas mediadas pela Teoria Antropológica do Didático. As articulações teóricas estabelecidas comtemplam ideias sobre o estudo de obras, sistema didáticos, esquema herbartiano e milieu. A perspectiva dessas articulações estabelece um percurso metodológico para desenvolvimento de pesquisas vinculadas à Didática da Matemática ou Educação Matemática. Nossas proposições teórico-simbólicas são contributos de uma pesquisa de doutoramento.

Biografia do Autor

José Carlos de Souza Pereira, Secretaria de Educação do Estado do Pará – SEDUC/PA

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas; Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas da Didática da Matemática – GEDIM/PPGECM/UFPA; Porfessor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Pará – SEDUC/PA.

Referências

Briant, Nathalie (2013). Étude didactique de la reprise de l’algèbre par l’introduction de l’algorithmique au niveau de la classe de seconde du lycée français. Thèse pour obtenir le grade de Docteur - Délivré par UNIVERSITE MONTPELLIER 2. Disponível em: https://tel.archives-ouvertes.fr/tel-00920506v1 . Acesso em: 10 maio 2014.

Carvalho, Cristiane C.; & Pereira, José C. S. (2009). Aprendizagem significativa – das operações aritméticas às operações algébricas: o tratamento das operações algébricas a partir das operações aritméticas como conhecimento prévio. Monografia (Especialização em Educação Matemática). Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Belém.

Catalán, Pilar Bolea (2003). El proceso de algebrización de organizaciones matemáticas escolares. Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza: Departamento de Matemática Aplicada, Universidad de Zaragoza (Monografias del Seminário Matemático “Garcia de Galdeano”, 29). Tesis - Universidad de Zaragoza.

Chevallard, Yves (2007). Didactique de L’Enquête Codisciplinaire. Journal du Seminaire TAD/IDD – 1; 15-29. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/journal-du-seminaire-tad-idd-1.pdf . Acesso em: 27 mar. 2016.

Chevallard, Yves (1998). Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques: l’approche anthropologique. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Analyse_des_pratiques_enseignantes.pdf . Acesso em: 15 jun. 2015.

Chevallard, Yves (2002). Approche anthropologique du rapport au savoir et didactique des mathematiques. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Approche_anthropologique_rapport_au_savoir.pdf. Acesso em: 02 jun. 2012.

Chevallard, Yves (2013). Éléments de didactique du développement durable – Leçon 1: Enquête codisciplinaire & EDD. 2012-2013. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Didactique_du_DD_2012-2013_1.pdf. Acesso em: 07 jul. 2016.

Chevallard, Yves (1988). Esquisse d’une théorie formelle du didactique. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Esquisse_d_une_theorie_formelle_du_didactique.pdf. Acesso em: 15 jun. 2015.

Chevallard, Yves (2011a). Introdução à teoria antropológica do didático [bilingue]. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=210. Acesso em: 24 jun. 2015.

Chevallard, Yves (2009c). La notion de PER: problèmes et avancées. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=161. Acesso em: 24 jun. 2013.

Chevallard, Yves (2009a). La TAD face au professeur de mathématiques. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=162. Acesso em: 24 abr. 2011.

Chevallard, Yves (2011d). Le Mathématique et le Didactique. In: Journal du Seminaire TAD/IDD- 2010/2011–4; 1-15. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/journal-tad-idd-2010-2011-4.pdf. Acesso em: 27 mar. 2016.

Chevallard, Yves (1994). Les processus de transposition didactique et leur théorisation. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=114. Acesso em: 27 mar. 2016.

Chevallard, Yves (2009b). Notes pour un Exposé à Venir. Journal du Seminaire TAD/IDD – 6; 1-20. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/journal-tad-idd-2008-2009-6.pdf. Acesso em: 27 mar. 2016.

Chevallard, Yves (2011c). Profession, chercheur en didactique. Journal du Seminaire TAD/IDD-2011/2012–2; 1-9. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/journal-tad-idd-2011-2012-2.pdf. Acesso em: 27 mar. 2016.

Chevallard, Yves (2009d). Remarques sur la notion d’infrastructure didactique et sur le rôle des PER. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=155. Acesso em: 24 jun. 2013.

Chevallard, Yves (2011b). Sigisbées et sycophantes. Journal du Seminaire TAD/IDD- 2010/2011–3; 1-14. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/journal-tad-idd-2010-2011-3.pdf. Acesso em: 27 mar. 2016.

Chevallard, Yves (2008). Sur la TAD. Journal du Seminaire TAD/IDD – 8; 7-25. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/journal-du-seminaire-tad-idd-8.pdf. Acesso em: 27 mar. 2016.

Chevallard, Yves; & Artaud, Michèle (2014a). Fondements et méthodes de la recherche en didactique - Leçon 3: Praxéologies de recherche I. 2013-2014. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/DDM_-_UE_35_-_YC_-_Lecons_3.pdf. Acesso em: 15 jun. 2015.

Chevallard, Yves; & Artaud, Michèle (2014b). Fondements et méthodes de la recherche en didactique - Leçon 4: Praxéologies de recherche II. 2013-2014. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/DDM_-_UE_35_-_YC_-_Lecon_4.pdf. Acesso em: 15 jun. 2015.

Chevallard, Yves; & Bosch, Marianna (2012). L’algebre entre effacement et reaffirmation aspects critiques de l’offre scolaire d’algebre. In: Coulange, Lalina et al. Enseignement de l’Algèbre Élémentaire: bilan et perspectives. Hors série – Revue Recherches en didactique des mathématiques. France: Éditions la Pensée Sauvage, 19-39.

Delgado, Tomás Ángel Sierra (2006). Lo Matemático en el Diseño y Analisis de Organizaciones Didácticas: los sistemas de numeración y la medida de magnitudes. Memoria para optar al Grado de Doctor. Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Educación, Departamento de Didáctica y Organización Escolar. Madrid. Dispomível em: https://eprints.ucm.es/7373/. Acesso em: 02 jun. 2012.

Euler, Léonard (1795). Élémens d’algèbre. Lyon. Disponível em: http://www.e-rara.ch/doi/10.3931/e-rara-8611. Acesso em: 14 ago. 2014.

Farras, B. B.; Bosch, M.; & Gascón, J. (2013). Las tres dimensiones del problema didáctico de la modelización matemática. Revista Educação Matemática e Pesquisa, v. 15, n. 1, 1-28. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12757. Acesso em: 07 set. 2014.

Gascón, Josep (2011). Las tres dimensiones fundamentales de um problema didáctico: el caso del álgebra elemental. Revista Latinoamericana de Investigación em Matemática Educativa, v. 14, n. 2, 203-231. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/335/33519238004.pdf. Acesso em: 07 set. 2014.

Girard, Albert (1629,1884). Invention nouvelle en l'algèbre. Chez Cuillaume Iansson Bleuw. Amsterdam, 1629. Reimpression par Dr. Bierens de Hann. Leiden. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3931/e-rara-4803. Acesso em: 30 jul. 2014.

Hilgenheger, Norbert (2010). Johann Herbart. Trad. José Eustáquio Romão. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4672.pdf. Acesso em: 27 mar. 2016.

Maclaurin, Colin (1753). Traité d'algèbre et de la manière de l'appliquer. Paris. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1095477. Acesso em: 31 jul. 2014.

Matheron, Yves (2000). Une Etude Didactique de la Memoire nans l’Enseignement des Mathematiques au College Et au Lycee. Quelques Exemples. These pour obtenir le grade de DOCTEUR DE L’UNIVERSITE AIX-MARSEILLE I. Disponível em : https://tel.archives-ouvertes.fr/tel-00586312. Acesso em: 30 jul. 2014.

Matos, Fernando Cardoso de (2017). Praxeologias e modelos praxeológicos institucionais: o caso da álgebra linear. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém.

Pereira, J. C. S.; & Nunes, J. M. V. (2017). Ensino de operações polinomiais intermediado pela aritmética no sistema de numeração posicional decimal. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.19, n.1, 251-271. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/27152. Acesso em: 05 mar. 2019.

Pereira, J. C. S. (2017). Alterações e recombinações praxeológicas reveladas por professores de matemática do ensino básico em formação continuada: a partir de um modelo epistemológico alternativo para o ensino da álgebra escolar. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Belém.

Pereira, J. C. S. (2012). Análise Praxeológica de Conexões entre Aritmética e Álgebra no Contexto do Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Belém.

Viète, François (1630). Introduction en l'art analytic, ou nouvelle algèbre. Paris. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3931/e-rara-4788. Acesso em: 30 jul. 2014.

Downloads

Publicado

2020-08-28

Edição

Seção

Artigos