Causas da evasão discente nos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e72854

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo compreender a problemática da evasão no ensino superior, em particular no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, foram enviados questionários virtuais para um total de 1806 alunos evadidos entre os anos 1977 e 2018. A análise e a discussão dos motivos que ocasionaram a evasão discente neste período foram feitas a partir do retorno de 95 evadidos que responderam o questionário. Com isso, verificou-se que as causas que mais contribuíram para a evasão dos respondentes, bem como suas maiores dificuldades durante o curso, foram as disciplinas difíceis e a falta de empatia, didática e apoio dos professores. A partir das discussões feitas nessa pesquisa, espera-se poder contribuir para uma compreensão mais apurada acerca do fenômeno da evasão discente, a fim de possibilitar pensar sobre possibilidades de ações que minimizem esse processo.

Biografia do Autor

Franciele Daltoé, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina.

http://lattes.cnpq.br/9298495415539829

Rosilene Beatriz Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação Científica e Tecnológica

Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Ciências da Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Grupo de Estudos e Pesquisa em Alteridade e Educação Matemática – GEPAM

http://lattes.cnpq.br/4639064693464826

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Publicado

2020-08-28

Edição

Seção

Artigos