Transposição didática em Chevallard: conceitos e teorização primordiais para a teoria antropológica do didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e72961

Resumo

 

Este artigo tem o intuito de explicitar a transposição didática e conceitos dela emergidos como propulsores da Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Chevallard complementando de forma retroativa o estudo por nós publicado que trata especificamente do desenvolvimento primordial da TAD. Os textos analisados na pesquisa aqui apresentada são de 1981 a 1992, portanto as primeiras escritas do autor sobre uma proposta que iria ser consolidada posteriormente. A metodologia de compreensão e interpretação dos textos estudados foi inspirada na hermenêutica filosófica fenomenológica gadameriana que busca compreender do que o texto fala na perspectiva da estrutura constituída pela pergunta e sua resposta. Deste estudo, concluímos que Chevallard encontra na análise epistemologia da Matemática e na antropologia didática do conhecimento o fio condutor que articula e legitima os arranjos didáticos que tecem a transposição do saber matemático a ser ensinado em saber matemático ensinado que fundamenta o surgimento da Didática da Matemática e da TAD.

Biografia do Autor

Verilda Speridião Kluth, Universidade Federal de São Paulo

Centro de Formação de Educadores e Departamento de Ciêncais Exatas e da Terra

http://lattes.cnpq.br/6294236455477671

Saddo Ag Almouloud, Pontífice Universidade Católica de São - Paulo - PUCSP

Programa de Educação Matemática da Pontífice Universidade Católica de São Paulo

http://lattes.cnpq.br/9168215683139657

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Publicado

2020-05-14

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Artigos