Uma sequência didática baseada na resolução de problemas e em material manipulativo envolvendo funções exponenciais e logarítmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e73430

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade contendo uma situação problema norteadora que descreve a taxa de crescimento da população infectada por uma doença viral. Sua solução envolve a função exponencial na modelagem e a aproximação de valores de logaritmos de base 10 com a régua de cálculo. Essa atividade faz parte da dissertação de Mestrado de uma das autoras que busca voltar à atenção dos educadores para a utilização de situações-problema e material manipulativo como ferramentas que visam despertar o interesse e a participação dos discentes no processo de ensino e aprendizagem. Com o intuito de verificar a eficiência de tais estratégias didáticas no ensino da Matemática, realizou-se uma pesquisa com alunos do primeiro ano do XXXX (XXXX). Os resultados obtidos sugerem que os recursos didáticos utilizados são cativantes e capazes de aproximar o mundo matemático dos discentes.

Biografia do Autor

Cristiana Andrade Poffal, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Dra. Engenharia Mecânica

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande

Instituto de Matemática, Estatística e Física

Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez, Universidade federal do Rio Grande - FURG

Dra. Engenharia Mecânica

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande

Cassia Gonçalves D'Ávila

Mestre em Matemática

Referências

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Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Relatos de Experiências