Ambientes de aprendizagens versus aprendizagem significativa: uma análise de práticas desenvolvidas na formação de professores de matemática em Benguela-Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e73871

Resumo

Os ambientes de aprendizagem constituem contextos de interação entre o professor e alunos, e alunos entre si, quando adequadamente concebido pelo professor. O envolvimento dos alunos na realização das tarefas marca a essência dos ambientes de aprendizagem, animado pelo diálogo, mediado pelo professor, que procura explorar e desenvolver as capacidades dos alunos para conjecturar, argumentar, concluir, validar, avaliar, a partir dos quais constrói e assimila novos significados, tornando a aprendizagem consciente e significativa. No entanto, a sua criação depende do modo como o professor os concebe, podendo favorecer ou desfavorecer o desenvolvimento da aprendizagem significativa. No entanto, a ação do professor em sala de aula pode ser o reflexo das aprendizagens decorrentes da formação, no qual, as experiências do formador, sobretudo na fase de práticas influenciam as práticas profissionais dos futuros professores. Assim, olhando para a formação de professores de Matemática, sobretudo, na fase da prática pedagógica, se formula a seguinte questão: as experiências transmitidas aos futuros professores na realização da prática pedagógica, asseguram a implementação pelos futuros profissionais de ações que promovam a aprendizagem significativa nos seus alunos? Pretende-se perceber se as práticas formativas desenvolvidas propiciam o desenvolvimento da aprendizagem significativa e se podem constituir experiências para os futuros professores na realização da atividade profissional. O estudo seguiu a abordagem qualitativa de natureza descritiva e interpretativa, cujos resultados mostram o desenvolvimento de um ensino centrado na memorização, enquadrado no modelo tradicional de ensino e aprendizagem, em detrimento da aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Alberto Domingos Jacinto Quitembo, Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) da Universidade Katyavala Bwila (UKB) em Benguela

Alberto Domingos Jacinto Quitembo, Doutorado em Ciências de Educação opção Didáctica da Matemática, docente do Departamento de Ciências Exactas do Instituto Superior de Ciências de Educação da Universidade Katyavala Bwila em Benguela.

Área de interesse: Formação de professores, prática pedagógica, didáctica da matemática

 

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Publicado

2020-07-21

Edição

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Artigos