Ensino de Geometria: Rumos da Pesquisa (1991-2011) Teaching Geometry: Research Directions (1991-2011)

Autores

  • Rebeca Moreira Sena Universidade Estadual de Mato Grosso
  • Beatriz Vargas Dorneles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p138

Resumo

Este trabalho tem por objetivo verificar quais linhas de pesquisa estão produzindo conhecimentos sobre geometria no Brasil, e em que perspectivas atuam. A revisão teórica está apoiada na análise do processo histórico, feita por Valente (1999), Pavanello (1989/1993), Fiorentini (1994) e Fiorentini e Lorenzato (2006). Foram analisados 101 resumos presente no banco de dados da Capes, no período de 1991-2011. Os resultados evidenciam que a região sudeste é a que mais produz teses sobre o assunto. Indicam que a tendência das produções concentra-se nas linhas de formação inicial e continuada, informática educativa, cognição Matemática e estudos de novos métodos. As pesquisas ainda revelam o descaso com o tema da geometria, assim como a falta de preparo do professor no trato dessa área de conhecimento.

Biografia do Autor

Rebeca Moreira Sena, Universidade Estadual de Mato Grosso

Trabalha no departamento de computação da Unemat, é doutoranda da UFRGS.

Beatriz Vargas Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da pós-graduação da Faculdade de Educação da UFRGS

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Publicado

2013-07-26

Edição

Seção

Artigos