As clássicas escolas filosóficas da matemática e o processo de ensinar: olhares de professores em formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e73723

Resumo

A complexidade das atividades de ensino e aprendizagem, de qualquer que seja a área do conhecimento, exige que se tenha um mínimo de clareza a respeito do objeto de estudo, para que se busque formas compatíveis de ensinar com o conceito que se tem desse objeto, e que conduzam aos objetivos pedagógicos estabelecidos, contribuindo à aprendizagem desejada. É, portanto, pertinente para o ensino de Matemática uma reflexão sobre seus fundamentos e sua trajetória histórica, visto que essa concepção traz reflexos importantes à maneira de ensiná-la. Apesar de essencial, essa reflexão pode não ser trivial ao professorado. Este artigo se dedica a expor olhares de professores em formação continuada sobre a pertinência deste tema à formação docente, com base nos dados obtidos com a realização de um seminário sobre as escolas filosóficas da Matemática à luz da revisão bibliográfica sobre suas principais características e reflexos no processo de ensinar.

Biografia do Autor

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel - Pr.

Marcia Regina Kaminski, Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel - Pr.

Victor Hugo Ricco Bone Antunes, Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel - Pr.

Clodis Boscarioli, Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutor em Engenharia Elétrica. Orientador no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Brasil

Tiago Emanuel Klüber, Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutor em Educação Cientifica e Tecnológica. Coordenador e orientador no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Brasil

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Publicado

2020-10-20

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Artigos