A matemática vai à escola: concepções, saberes, práticas e formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e74209

Palavras-chave:

Formação docente, Alfabetização matemática, Professor polivalente

Resumo

O trabalho apresenta resultados e discussões sobre uma proposta desenvolvida no âmbito do curso superior de Matemática Licenciatura do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Concórdia em 2019, considerando ações pregressas entre os anos de 2016 e 2017. Objetivou integrar ações de ensino, pesquisa e extensão na dimensão da Alfabetização Matemática, justificadas por uma problemática e hipóteses levantadas por licenciandos quando do curso da disciplina de estágio, acerca de saberes e formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. As diferentes frentes postas em prática na proposta foram desenvolvidas nos espaços do campus do IFC e em escolas do município de Concórdia/SC. Dentre as atividades desencadeadas se destacam: estudo da sistematização curricular das turmas assistidas; observação de aulas; planejamentos de ensino; intervenções nas escolas e; questionários aplicados aos professores das turmas. A pauta metodológica do estudo esteve ancorada em uma perspectiva qualitativa de pesquisa, tendo sido considerados os dados empíricos frente às observações e interações vivenciadas, análise documental, além da coleta e tratamento de informações sob a ótica da Análise Textual Discursiva. Diferentes resultados acompanharam o desfecho do estudo, incluindo, especialmente, o conhecimento sobre as práticas metodológicas, o déficit na formação inicial com relação aos conhecimentos conceituais em Matemática e o papel da formação continuada para as condutas educativas dos professores polivalentes.

Biografia do Autor

Flaviane Predebon Titon, Instituto Federal Catarinense

Educação Matemática, Licenciatura em Matemática.

http://lattes.cnpq.br/3430965191614024

Daniele Martini, Instituto Federal Catarinense

Matematica Licenciatura

http://lattes.cnpq.br/5515503844286750

Juciane Trentin, Instituto Federal Catarinense

Matemática Licenciatura

http://lattes.cnpq.br/1290418278003643

Lilian Fernanda Battisti, Instituto Federal Catarinense

Matemática Licenciatura

http://lattes.cnpq.br/5486825250461477

Suzam Carla Guarese, Instituto Federal Catarinense

Matemática Licenciatura

http://lattes.cnpq.br/5231918908518585

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Publicado

2020-10-20

Edição

Seção

Artigos