Educação financeira crítica: uma prática pedagógica para a Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e74215

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma prática pedagógica desenvolvida em sala de aula voltada para os estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual no norte do Mato Grosso. O objetivo da prática foi contribuir para a formação de estudantes críticos para que saibam avaliar a melhor opção de compra de produtos em promoções e que percebam a relevância de se fazer pesquisa de preço. Os dados foram coletados por meio da gravação de áudios no decorrer da prática pedagógica e a aplicação de um questionário aberto ao fim da execução da referida prática. Os resultados aludem que essa intervenção foi relevante para estes estudantes, uma vez que contribuiu na formação de cidadãos críticos, possibilitando a construção de habilidades para o enfrentamento de situações que envolvem suas finanças. Destaca-se, por fim, a satisfação dos alunos em trabalhar com a matemática neste contexto, haja visto que, os estudantes mostraram-se motivados e desafiados a interpretarem e resolverem os cálculos matemáticos propostos nas situações problemas.

Biografia do Autor

Júlio Cesar Rossetto, Secretaria de Estado de Educação, Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Vera/MT, Brasil

http://lattes.cnpq.br/8235082794303505

Tcharles Schneider, Secretaria de Estado de Educação, Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Vera/MT, Brasil

http://lattes.cnpq.br/4833032373456243

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Lajeado/RS, Brasil

http://lattes.cnpq.br/0483754754945290

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Lajeado/RS, Brasil

http://lattes.cnpq.br/2058979202735427

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Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Relatos de Experiências