O uso do GeoGebra em atividades matemáticas: uma experiência com alunos do 2º ano do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e74234Resumo
Este relato de experiência integra as ações do primeiro autor sob a orientação do segundo ao Projeto de Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores. Ademais, as ações resultantes dessas atividades ocasionaram o trabalho de Conclusão de Curso em Matemática. Na ocasião foram desenvolvidas oficinas junto aos alunos do ensino médio com o intuito de explanar sobre o software de matemática dinâmica GeoGebra. Como fruto deste trabalho os alunos participantes das oficinas montaram uma sala de exposição onde apresentaram o GeoGebra para alunos visitantes de outras escolas, ensinando algumas funções básicas do programa por ocasião da realização de uma feira de matemática realizada na própria escola. Os resultados indicaram que a utilização de tecnologias informáticas nas aulas de matemática pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no sentido de que as mesmas possibilitam a articulação entre as múltiplas representações semióticas dos objetos matemáticos e, além disso, possuem um caráter motivacional deixando a aula mais dinâmica e interativa.
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