O uso do GeoGebra em atividades matemáticas: uma experiência com alunos do 2º ano do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e74234

Resumo

Este relato de experiência integra as ações do primeiro autor sob a orientação do segundo ao Projeto de Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores. Ademais, as ações resultantes dessas atividades ocasionaram o trabalho de Conclusão de Curso em Matemática. Na ocasião foram desenvolvidas oficinas junto aos alunos do ensino médio com o intuito de explanar sobre o software de matemática dinâmica GeoGebra. Como fruto deste trabalho os alunos participantes das oficinas montaram uma sala de exposição onde apresentaram o GeoGebra para alunos visitantes de outras escolas, ensinando algumas funções básicas do programa por ocasião da realização de uma feira de matemática realizada na própria escola. Os resultados indicaram que a utilização de tecnologias informáticas nas aulas de matemática pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no sentido de que as mesmas possibilitam a articulação entre as múltiplas representações semióticas dos objetos matemáticos e, além disso, possuem um caráter motivacional deixando a aula mais dinâmica e interativa.

Biografia do Autor

Helington Franzotti Araújo de Souza, IFAP/Docente

Mestrando em Matemática (PROFMAT) na Universidade Federal do Amapá. Licenciado em Matemática pela UFPA. Especialista em Engenharia de Produção pela UNINTER. Atualmente professor de Matemática do Instituto Federal do Amapá (IFAP), Departamento de Agropecuária, Porto Grande, Brasil.

Alan Gonçalves Lacerda, UFPA/Docente

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso/UFMT (2017) . Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará/UFPA (2010). Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade Federal do Amapá/UNIFAP (2007). Integrante do Grupo de Estudos de Linguagem Matemática/GELIM, atuando na Matemática e Educação Matemática; Formação de Professores; Ensino-Aprendizagem; Comunicação e Linguagem. Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará (2011), campus universitário marajo-breves. FAculdade de matemática

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Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Relatos de Experiências