Identificação de lacunas no processo de aprendizagem dos conteúdos de geometria no ensino médio pelo método de Van Hiele

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e74525

Resumo

Este artigo tem por objetivo classificar o nível de conhecimento sobre geometria euclidiana em relação ao modelo de Van Hiele. Percebe-se que os estudantes, em geral, não conseguem relacionar sistemas axiomáticos, apresentando assim dificuldades em sistematizar o pensamento geométrico, bem como estabelecer conexões gráficas entre a matemática e outras áreas do conhecimento. Dessa forma, a investigação, caracteriza-se por ser uma abordagem quali-quantitativo com uma base de dados coletados em escolas da rede pública estadual, com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, da cidade de Bagé/RS. Como procedimento metodológico, para a realização desta pesquisa, aplicou-se questionários com questões objetivas e discursivas direcionados a um grupo composto de 280 estudantes. Com base nos resultados, conclui-se que o material desenvolvido na investigação serviu de apoio aos professores em suas práticas pedagógicas que busquem contemplar e atender características dos níveis de pensamento geométrico. 

Biografia do Autor

Talita da Cunha Gonçalves, Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em 2016, Especialização em Modelagem Computacional em Ensino, Experimentação e Simulação pela Universidade Federal do Pampa, (UNIPAMPA), em 2018, onde defendeu sua monografia intitulada mineração de dados educacionais para a classificação dos níveis de Van Hiele de escolas públicas da cidade de Bagé-RS. Atualmente cursa Mestrado em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Cristiano Corrêa Ferreira, Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1999), especialização em Gráfica Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2012), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgia e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Engenharia de Energias Renováveis e Ambientes, com ênfase em Fundamentos de Desenho Técnico e Expressão Gráfica e Engenharia do Produto atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Desenho técnico, Representação do Projeto, Expressão Gráfica, Desenvolvimento do Produto, Produtos Cerâmicos e Informática.

Vera Lucia Duarte Ferreira, Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1989) e mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Modelagem Computacional (área de concentração Matemática Aplicada e Computação Científica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico (2014). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Pampa /UNIPAMPA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Física Matemática, possui interesse em modelagem computacional, atuando principalmente nas áreas de vibração, acústica, ensino e tecnologias digitais, e análise numérica. Membro dos Grupos de Pesquisa Análise Espectral de Dados Experimentais (GADexp) e Ensino e aprendizagem de línguas: uma abordagem quantitativa, ambos da Universidade Federal do Pampa.

Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui Graduação em Ciências Plena ? Habilitação em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), em 2000 e mestrado em Modelagem Matemática pela Unijuí (2004). Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), onde defendeu sua tese na linha de pesquisa ?Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição?. A pesquisa teve como objetivo analisar como os professores de Matemática da educação básica, em processo de formação continuada, podem aprimorar sua prática docente, levando em consideração a realidade da nova cultura digital e o conhecimento do processo de desenvolvimento da inteligência e do raciocínio do estudante. Professora Adjunta III da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé. Docente do curso de Matemática-Licenciatura, desde 2006. Atuou como tutora à distância do curso de Formação Continuada em Tecnologia da Informação e Comunicação Acessíveis. Coordenadora de Área do PIBID - Subprojeto Matemática (2017-2018). Coordenadora do Projeto de Pesquisa A Formação Continuada de Professores de Matemática e a Utilização de Laptops: uma inserção tecnológica da Plataforma Khan Academy na prática docente (2016-2020). Coordenadora do Projeto de Extensão A Utilização de Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática. Coordenadora de Área do PIBID-Matemática, campus Bagé (2018-2020). Tem como interesse de pesquisa: Tecnologias Digitais e a Formação de Professores de Matemática, Software Educacional para o Ensino de Matemática e Formação Docente e Práticas Pedagógicas.

 

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Publicado

2020-12-10

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Artigos