Identificação de lacunas no processo de aprendizagem dos conteúdos de geometria no ensino médio pelo método de Van Hiele
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e74525Resumo
Este artigo tem por objetivo classificar o nível de conhecimento sobre geometria euclidiana em relação ao modelo de Van Hiele. Percebe-se que os estudantes, em geral, não conseguem relacionar sistemas axiomáticos, apresentando assim dificuldades em sistematizar o pensamento geométrico, bem como estabelecer conexões gráficas entre a matemática e outras áreas do conhecimento. Dessa forma, a investigação, caracteriza-se por ser uma abordagem quali-quantitativo com uma base de dados coletados em escolas da rede pública estadual, com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, da cidade de Bagé/RS. Como procedimento metodológico, para a realização desta pesquisa, aplicou-se questionários com questões objetivas e discursivas direcionados a um grupo composto de 280 estudantes. Com base nos resultados, conclui-se que o material desenvolvido na investigação serviu de apoio aos professores em suas práticas pedagógicas que busquem contemplar e atender características dos níveis de pensamento geométrico.Referências
ALVES, Alda Franciele Gomes; ALMEIDA, Myrlei Rocha; ABREU, Sandra Elaine Aires. Uma nova postura docente–O professor como mediador para o uso das tic’s. 2017. Recuperado de https://cutt.ly/WyCsf0H
ARAÚJO, Mary Daiane Souza de. Utilização do origami na aprendizagem da geometria no 6° ano do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
DA SILVA, João Pedro; MEIRELES, Magali R. Gouvêa. Uso de Tecnologias Contemporâneas de Interface com o Usuário na Educação Digital: apoiando o ensino da Geometria. PISTA: Periódico Interdisciplinar [Sociedade Tecnologia Ambiente], v. 1, n. 1, p. 105-122, 2019. Recuperado de https://cutt.ly/byCsEOK
DOMINGOS, J. Um estudo sobre polígonos a partir dos princípios de Van Hiele. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2010.
FUYS, David; GEDDES, Dorothy; TISCHLER, Rosamond. The van Hiele model of thinking in geometry among adolescents. Journal for Research in Mathematics Education. Monograph, v. 3, p. i-196, 1988. Recuperado de https://cutt.ly/WyCdCdk
IPARRAGUIRRE, R. P. A., YARASCA, U. C., HUAMÁN, E. Y., & QUISPE, A. E. R. (2020). Modelo Van Hiele y software Geogebra en el aprendizaje de estudiantes en áreas y perímetros de regiones poligonales. Horizonte de la Ciencia, 10 (18). Recuperado de https://cutt.ly/6yCd8lo
JAIME, Adela. Aportaciones a la interpretación y aplicación del modelo de Van Hiele: La enseñanza de las isometrías del plano. La evaluación del nivel de razonamiento, p. 314, 1993. Recuperado de https://www.uv.es/gutierre/archivos1/textospdf/Jai93.pdf
JÚNIOR, José Roberto Costa; DA SILVA, João Batista Rodrigues. A geometria pela ótica da teoria de Van Hiele: uma análise do nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos de um curso de licenciatura em matemática. VIII-epbeM, v. 1, n. 2, p.1-13, 2014. Recuperado de https://cutt.ly/hyCfn3f
LOBATO, Lydia Fernandes. Desafios do ensino de geometria no ensino médio. 2019. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em docência do ensino de Matemática) - Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente, Corrente, 2019.
LOPES, Thiago Beirigo et al. Ensinar área de quadriláteros regulares baseado no modelo de Van Hiele. Revista BoEM, v. 5, n. 9, p. 18-39, 2017. Recuperado de: http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/9483
LORENZATO, Sergio. Por que ensinar geometria. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 1995.
MIQUELETTO, T. A; GÓES, A. R. T. O ensino de matemática por meio do desenho geométrico – uma proposta de pesquisa; IV seminário internacional de representações sociais, subjetividade e educação; Curitiba 2017.
OLIVEIRA, M. de C.; GAZIRE, E. S. Ressignificando a Geometria Plana no Ensino Médio, com o auxílio de van Hiele. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2012.
RAMOS, Alice Emanuelly Andrade de Sousa. As dificuldades de aprendizagem em matemática: a percepção de um professor e seus alunos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
USISKIN, Zalman. Van Hiele Levels and Achievement in Secondary School Geometry. CDASSG Project. 1982. Recuperado de: https://eric.ed.gov/?id=ed220288
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. Recuperado de: https://cutt.ly/vyCgw93
VAN HIELE-GELDOF, D. De Didaktiek van de meetkunde in de eerste klas van het VHMO" The didactics of geometry in the lowest class of the secondary school. 1957. Tese de Doutorado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).