Achatando a Curva da COVID-19: Discutindo Estratégias Usando o GEOGEBRA
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e74617Resumo
Motivados pela atual pandemia de COVID-19, neste trabalho abordamos as duas principais estratégias para combater a proliferação desta doença: o distanciamento social e a melhoria dos hábitos de higiene das pessoas. O objetivo é levar essa discussão para dentro do ambiente escolar, buscando mostrar ao aluno desse nível de escolaridade, que essas ações podem influenciar diretamente a taxa de transmissão do vírus e levar ao achatamento da curva de infectados. Neste sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, de característica exploratória-explicativa, ancorada na modelagem matemática, visando descrever a eficácia dessas estratégias a partir da experimentação em ambiente computacional. Desta forma, a partir do modelo epidemiológico clássico SIR, desenvolvemos duas aplicações no GeoGebra. A primeira delas é apresentada sob a forma de atividade de experimentação, dirigida ao aluno, exemplificando a aplicação da matemática em problemas do mundo real: a disseminação de doenças. A segunda é para o professor, e mostra como emprestar a reputação da matemática, a força da modelagem como metodologia de ensino e aprendizagem e o poder da matemática dinâmica do GeoGebra para reforçar a importância das medidas de combate à Covid-19, que devidos as consequências econômicas, sofrem crescente resistência por parte da população. Nossas aplicações demonstram a capacidade crescente do GeoGebra de lidar com modelos matemáticos sofisticados. Assim, é possível discutir problemas sociais relevantes já na educação básica, com participação efetiva dos alunos.
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