Jogo de sinuca: uma possibilidade para o ensino de geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e74814

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de mostrar que o jogo de sinuca pode ser um potencial recurso para o ensino de Geometria, contemplando a aproximação da teoria com o cotidano. Neste sentido, o domínio de conceitos geométricos pode determinar a vitória de um jogador. A fim de evidenciar tal fato, após a introdução de conceitos básicos necessários para o entendimento do jogo de sinuca, dois cenários envolvendo situações bem comuns durante uma partida são considerados, com a indicação de quais estratégias podem ser utilizadas juntamente e quais conceitos geométricos podem ser explorados. Para ilustrar os cenários, o software matemático Geogebra é utilizado. Como resultados, este trabalho apresenta práticas que podem ser exploradas, implementadas e desenvolvidas por docentes no ensino de Geometria e evidencia o jogo de sinuca como possível recurso a ser inserido no ambiente escolar, tendo em vista seu potencial pedagógico.

Biografia do Autor

Fernanda Vital de Paula, Universidade Federal do Tocantins

Colegiado de Matemática.

Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína.

Área: Estatística, Probabilidade e Matemática Aplicada.

http://lattes.cnpq.br/9279556456110004

Thafne Sirqueira Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins.

Aluna do Curso de Licenciatura em Matemática, campus de Araguaína.

http://lattes.cnpq.br/1973921692190050

Mailson Chaves dos Reis, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins.

Aluno do Curso de Licenciatura em Matemática, campus de Araguaína.

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Publicado

2020-12-10

Edição

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Artigos