Competências docentes frente a tarefas matemáticas inspiradas no MATHTASK®
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e75005Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as competências docentes frente às tarefas Matemáticas (MathTASK®). O MathTASK® é um programa de pesquisa desenvolvido de maneira colaborativa entre os países, Reino Unido, Brasil e Grécia e trata dos discursos matemáticos e pedagógicos dos professores de Matemática, bem como sobre as transformações e aspirações dos professores em relação as práticas pedagógicas. A metodologia trata, portanto, de uma tarefa matemática envolvendo o GeoGebra, desenvolvida por três professores de Matemática, usuários do referido software. Esses professores também foram entrevistados e os dados produzidos submetidos a análise de conteúdo. Trabalhar com o MathTASK® pressupõe contribuir para a produção de dados mais reais, mais próximos do que realmente o professor sabe e também mais alinhados com o objetivo da investigação. Desse modo, percebeu-se que os professores demonstraram conhecimento dos conceitos matemáticos e da tecnologia, porém, no momento articulá-los e utilizá-los de forma pedagógica, em prol da aprendizagem, percebe-se alguma dificuldade. Concluiu-se que propostas com o MathTASK® são importantes por apresentarem um panorama das competências dos professores frente a situações específicas. Também, por possibilitar a formação inicial e continuada, fundamental para o uso das tecnologias digitais como potencializadoras dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática.
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