Competências docentes frente a tarefas matemáticas inspiradas no MATHTASK®

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e75005

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as competências docentes frente às tarefas Matemáticas (MathTASK®). O MathTASK® é um programa de pesquisa desenvolvido de maneira colaborativa entre os países, Reino Unido, Brasil e Grécia e trata dos discursos matemáticos e pedagógicos dos professores de Matemática, bem como sobre as transformações e aspirações dos professores em relação as práticas pedagógicas. A metodologia trata, portanto, de uma tarefa matemática envolvendo o GeoGebra, desenvolvida por três professores de Matemática, usuários do referido software. Esses professores também foram entrevistados e os dados produzidos submetidos a análise de conteúdo. Trabalhar com o MathTASK® pressupõe contribuir para a produção de dados mais reais,  mais próximos do que realmente o professor sabe e também mais alinhados com o objetivo da investigação. Desse modo, percebeu-se que os professores demonstraram conhecimento dos conceitos matemáticos e da tecnologia, porém, no momento articulá-los e utilizá-los de forma pedagógica, em prol da aprendizagem, percebe-se alguma dificuldade. Concluiu-se que propostas com o MathTASK® são importantes por apresentarem um panorama das competências dos professores frente a situações específicas. Também, por possibilitar a formação inicial e continuada, fundamental para o uso das tecnologias digitais como potencializadoras dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática.

Biografia do Autor

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel, especialista em Educação Matemática pela mesma Universidade. Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina. Especialista em Mídias na Educação pela UAB/UFPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Atua como professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel e também como professora formadora na UAB/UFPel. Pesquisa principalmente sobre ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Educação a Distância e Formação de Professores.

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Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Paulista (2015), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Tem experiência nas áreas de Educação em Ciências e Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências, Bioquímica de Produtos Naturais e Diabetes mellitus.

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Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Artigos