Uma experimentação com metodologia ativa: sala de aula invertida como modelo para o ensino de probabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e76290Resumo
A Probabilidade é o ramo da ciência responsável por orientar ações cotidianas que demandam a utilização de dados, bem como sua manipulação e interpretação para tomada de decisões. Entretanto, um grande desafio para sua efetiva aprendizagem é a superação de procedimentos mecânicos e repetitivos. Faz-se necessário então, explorar as diferentes estratégias de ensino que possam auxiliar de forma significativa a aprendizagem dos conceitos e processos associados ao tema. Nesse contexto, foi elaborada e aplicada uma sequência didática utilizando como metodologia ativa o Ensino Híbrido, em particular a subcategoria Sala de Aula Invertida, para auxiliar na aprendizagem de Probabilidade. Buscou-se desta forma, enriquecer a prática pedagógica por meio de uma abordagem metodológica com o uso integrado das tecnologias digitais visando a personalização do ensino. A pesquisa é de caráter quantitativo e qualitativo, onde os dados coletados buscaram investigar o desempenho e as reações dos estudantes. Os resultados mostraram que a Sala de Aula Invertida pode, de fato, contribuir para a aprendizagem do tema proposto, podendo ser destacadas como principais contribuições o desenvolvimento da autonomia e senso crítico bem como a capacidade argumentativa e socializadora.
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