Desconexão procedimental e programação no ensino-aprendizagem da matemática: considerações a partir da teoria dos registros de representação semiótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e76610

Resumo

Reportamos a uma pesquisa de natureza básica, exploratória e bibliográfica que investiga duas questões relacionadas: Por que o ensino da matemática frequentemente apresenta um desequilíbrio entre conceituação e procedimentos? Como ensinar Matemática dirimindo esse problema? Amparados pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica, procuramos respostas definindo o conceito de desconexão procedimental e propondo a aplicação da programação de computadores no ensino da Matemática. Mostramos que os programas de computador constituem um registro de representação semiótica e defendemos que a programação pode subsidiar a compreensão de conceitos matemáticos por promover a conversão e reduzir a necessidade dos alunos treinarem algoritmos para resolver problemas. Para ilustrar, apresentamos um modelo para aplicação da programação no ensino da Matemática e discutimos três exemplos de atividades.

Biografia do Autor

Lucio Souza Fassarella, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), lotado Departamento de Matemática Aplicada (DMA) e integrante do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB). Doutor em Ciências Físicas (CBPF) e mestre em Matemática (IMPA).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5198314059044151
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6339-8958

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2020-12-10

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Artigos