Estudo da circunferência à luz dos princípios axiomáticos de rené descartes. Um olhar ao contexto de ensino-aprendizagem da Escola Superior Pedagógica do Bié (esp-bié)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e76708

Resumo

Neste artigo apresenta-se um estudo relativo à circunferência, com base ao programa de Geometria Analítica do primeiro ano do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié, seguindo os princípios lógico-dedutivos introduzidos por René Descartes. A visão original que esteve na base deste estudo, tem a ver com um diagnóstico feito ao primeiro autor através de uma breve apresentação oral de um tema matemático de nível elementar referente ao ensino da circunferência, no âmbito do plano curricular da cadeira de Projecto de Ensino I do Curso de Mestrado em Matemática para Professores na Universidade de Beira Interior em Portugal. Cujo resultado do diagnóstico revela um rol imenso de insuficiências, relativamente a incapacidade do docente em lecionar o conteúdo da circunferência na perspectiva de um ensino que parte do mais simples para o mais complexo, demonstrando os resultados na base de teoremas e proposições adaptados a priori, o que promovia uma aprendizagem menos significativa por parte dos estudantes, neste âmbito. Neste sentido, pretende-se inverter esse quadro, com a realização desta pesquisa cujo objetivo é contribuir para o melhoramento do ensino da Geometria Analítica com particular realce ao tema da circunferência no curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié. A mesma está encaminhada com vista a dar resposta a seguinte questão da pesquisa: como melhorar o ensino e aprendizagem da Geometria Analítica com ênfase ao tema da circunferência, nos alunos do primeiro ano do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié? A orientação metodológica é do tipo qualitativo e a abordagem descritiva, pois tratou-se de observar, analisar e descrever os procedimentos de resolução utilizados pelos professores e estudantes no estudo da circunferência, incluindo a revisão bibliográfica dos materiais de apoio utilizados como bibliografia básica na referida disciplina.

 

Biografia do Autor

Ezequias Adolfo Cassela, Escola Superior Pedagógica do Bié

Departamento de Ciências Exatas

Rosa Maria de Nascimento, Escola Superior Pedagógica do Bié

Departamento de ciências Exatas

Referências

Araújo, P. V. (2012). Curso de Geometria. Lisboa: Editora Gradiva.

Assembleia Nacional de Angola. (2016). Nova lei de base n.º 17/16 de 7 de outubro, (2016). Luanda, Angola.

Biondo, C. A. (2017). O Ensino da Matemática no primeiro ciclo do Ensino Básico: A apropriação do sistema de numeração decimal – estudo de caso. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade do Porto, Porto.

Boyer, U. C. (2011). A History of Mathematics. Canada: Second edition, John Wiley & Sons.

Cassela, E. A. D. (2018). Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito/Bié. (Dissertação de Mestrado em Matemática para professores). Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

Kline, M. (1967). Mathematics for Nonmathematician. New York: Dover Publications Inc.

Lima, E. L. et al. (2006). A Matemática do Ensino Médio (Vol. 3. Capítulo 1-Geometria Analítica Plana). Brasil: Sociedade Brasileira de Matemática.

Moreira, J.R. & Ribeiro, J. B. P. (2016). Prática pedagógica baseada em Metodologia ativa: Aprendizagem sob a perspectiva do letramento informacional para o ensino na educação profissional. Períodico científico outras palavras. Recuperado de http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/722

Moreira, M.A. & Masini, E. S. (2001). Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausbel. São Paulo: Centauro.

Moreira, M.A. (2003). Pesquisa em ensino: aspetos metodológicos. In. Instituto de Física – UFRGS Burgos. Universidade de Burgos. Recuperado de http://www.if.ufrgs.br/~moreira/pesquisaensino.pdf. Acesso em: 26/08/2020.

Pickover, C. A. (2009). O livro da Matemática. New York: NY 10016, VS.

Quitembo A. D. J. (2020). Ambientes de aprendizagens versus aprendizagem significativa. Uma análise de práticas desenvolvidas na formação de professores de Matemática em Benguela-Angola . Revista Eletrônica de Educação Matemática. Doi: 10.5007/1981-1322. 2020 e 73871

Downloads

Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Artigos