A proporcionalidade na 9ª classe do 1º ciclo do ensino secundário. Uma análise sobre as competências desenvolvidas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e77540Resumo
A aprendizagem dos conteúdos sobre a proporcionalidade é posta directa ou indirectamente em causa pelos professores, sobretudo das disciplinas que mobilizam estes conhecimentos para dar tratamento dos conteúdos específicos da disciplina, nomeadamente, física, química, geometria e outras. A compreensão da relação multiplicativa é essencial para a aprendizagem da proporcionalidade e o seu uso em diferentes contextos. Para tal, é responsabilidade do professor de Matemática o desenvolvimento dessas competências e habilidades, que tem o início, de modo precoce, no ensino primário e ensinado de forma explícita na 9ª classe do 1º ciclo do ensino secundário, do subsistema de ensino de Angola. Nesta ordem, olhando para o impacto do conhecimento da proporcionalidade, na vida quotidiana e na compreensão de conteúdos de outras disciplinas, se elegeu o desenvolvimento do estudo, procurando responder a seguinte questão: As competências desenvolvidas aos alunos da 9ª classe do ensino secundário favorecem, de modo positivo, a frequência de programas para as quais o conhecimento de proporcionalidade seja determinante? Para o efeito, foi aplicado um teste aos alunos da 9ª classe, com o qual, através da análise qualitativa dos resultados se poderia aferir se as competências desenvolvidas favoreciam o seguimento exitoso dos programas de matemática e de disciplinas afins. Os resultados alcançados mostram as debilidades dos alunos no tratamento dos conteúdos e, consequentemente, fragilidade nas competências alcançadas.
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