A proporcionalidade na 9ª classe do 1º ciclo do ensino secundário. Uma análise sobre as competências desenvolvidas

Autores

  • Alberto Domingos Jacinto Quitembo Instituto Superior de Ciências de Educação da Universidade Katyavala Bwila, Angola http://orcid.org/0000-0002-7724-8886
  • Augusta Domingas Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) da Universidade Katyavala Bwila, Angola

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e77540

Resumo

A aprendizagem dos conteúdos sobre a proporcionalidade é posta directa ou indirectamente em causa pelos professores, sobretudo das disciplinas que mobilizam estes conhecimentos para dar tratamento dos conteúdos específicos da disciplina, nomeadamente, física, química, geometria e outras. A compreensão da relação multiplicativa é essencial para a aprendizagem da proporcionalidade e o seu uso em diferentes contextos. Para tal, é responsabilidade do professor de Matemática o desenvolvimento dessas competências e habilidades, que tem o início, de modo precoce, no ensino primário e ensinado de forma explícita na 9ª classe do 1º ciclo do ensino secundário, do subsistema de ensino de Angola. Nesta ordem, olhando para o impacto do conhecimento da proporcionalidade, na vida quotidiana e na compreensão de conteúdos de outras disciplinas, se elegeu o desenvolvimento do estudo, procurando responder a seguinte questão: As competências desenvolvidas aos alunos da 9ª classe do ensino secundário favorecem, de modo positivo, a frequência de programas para as quais o conhecimento de proporcionalidade seja determinante? Para o efeito, foi aplicado um teste aos alunos da 9ª classe, com o qual, através da análise qualitativa dos resultados se poderia aferir se as competências desenvolvidas favoreciam o seguimento exitoso dos programas de matemática e de disciplinas afins. Os resultados alcançados mostram as debilidades dos alunos no tratamento dos conteúdos e, consequentemente, fragilidade nas competências alcançadas.

 

 

Biografia do Autor

Alberto Domingos Jacinto Quitembo, Instituto Superior de Ciências de Educação da Universidade Katyavala Bwila, Angola

Doutorado em Ciências de Educação opção Didáctica da Matemática, docente do departamento de Ciências Exactas do Instituto Superior de Ciências de Educação da Universidade Katyavala Bwila.

Área de interesse: Formação de professores, prática pedagógica, didáctica da matemática

Augusta Domingas, Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) da Universidade Katyavala Bwila, Angola

Doutorada em Ciências de Educação, opção, Desenvolvimento Curricular, docente do Departamento de Ciências Exactas do ISCED de Benguela

Referências

Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora

Castro, F. A. De (2015). A relação da proporcionalidade com outros temas matemáticos. Dissertação (dissertação de mestrado) apresentada à Universidade Federal de Viçosa. Brasil.

Costa, M. S. & Allevato, N. S. G. (2015). Proporcionalidade e função afim: uma possível conexão através da resolução de problemas. XIV CIAEM-IACME, Chiapas, México.

Davis, B. e Renert, M. (2014). The Math Teachers Know: profound understanding of emergent mathematics. NY: Routledge.

Domingas, A. & Morgado, J. C. (2018). Políticas Curriculares no 1º Ciclo do Ensino Secundário em Angola: da flexibilização à inovação em Matemática. In J. Sousa, J. A. Pacheco, J. C. Morgado & N. Rodrigues (Orgs.), Flexibilizar e inovar o currículo para mudar e melhorar a escola, (29-39). Braga: IEUM. Disponível em https://www.cied.uminho.pt/sites/default/files/2019-06/Livro%20de%20%20Atas.pdf [Acesso a 25 de Maio de 2019].

Domingas, A. (2019). Currículo e Aprendizagem da Matemática: Um estudo no 1º Ciclo do Ensino Secundário em Benguela, Angola (tese doutoramento). Instituto de Educação da Universidade do Minho. Portugal.

Guerra, F. U. e Hernández, C. G. (2014). Una praxeología matemática de escala en un texto universitario. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 279-293.

INIDE (2013). Programa de Matemática – 7ª, 8ª e 9ª classes.______: Editora Moderna.

Lamon, S. J. (2016). Teaching Fractions and Ratios for understanding: essential content knowledge and instructional strategies for teachers. New Jersey e London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Menduni-Bortoloti, R. D’A., Barbosa, J. C. (2017). A Construção de uma Matemática para o Ensino do Conceito de Proporcionalidade Direta a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. Bolema, Rio Claro (SP), v. 31, n. 59, p. 947-967.

Miranda, J. A. (2016). Desenvolvimento do Raciocínio Proporcional: uma Sequência didática para o sexto ano do Ensino Fundamental. Disponível em https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17957/1/DesenvolvimentoRaciocinioProporcional.pdf [Acesso a 27 de Maio 2020].

Neves, M. A. F. & Faria, L. (2018). Preparação para a prova final 2018. Matemática 9ª ano. Porto: Porto Editora.

Neves, M. A. F. e Faro, M. L. M. (2000). Matemática 9º ano. Porto: Porto Editores.

Nobre, S.; Amado, N. e Ponte, J. P. (2014). O papel das diversas representações na resolução de problemas, em diferentes contextos, no estudo da proporcionalidade inversa. In Martinho, M. H., Tomás Ferreira, R. A., Boavida, A. M., & Menezes, L. (Eds.). Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Braga: APM., pp. 425-442.

Ponte, J. P.; Silvestre, A. I.; Garcia, C.; Costa, S. (2010). O desenvolvimento do conceito de proporcionalidade directa pela exploração de regularidades. Tarefas para o 1º e 2 º ciclos do Ensino Básico: Materiais de apoio ao professor. Disponível em http://www.apm.pt/files/_Materiais_Proporcionalidade__(IMLNA)_4cfc0dcb29b46.pdf [Acesso a 1 de maio de 2020].

Ramos, M. V. C. (2009). La investigación como función del profesional de la educación: Modo de actuación profesional pedagógica. In R, A. S. Salcedo & E. C. Delgado (Orgs.), Selección de lecturas de metodologia de la investigación educativa (17-31).

Rigual, L. R., Torres, N. E. C., Gónzalez, Y. M. e Frometa, L. B. (2017). Tratamento metodológico de los conceptos matemáticos. In Carvalho, I. M. R., Huvi, J. B., Mendes, M. C. B. e Manuel, T. (Org.), Problemáticas e perspectivas do Ensino Superior em Benguela: Um livro de actas das VII jornadas científico-pedagógicas do ISCED – Benguela (pp. 157 - 159). Benguela: KAT – Editora.

Santos, D. M., Santos-Wagner, V. M. P. (2016). Raciocínio proporcional em livros didáticos de matemática: abordagem relacional ou procedimental? VIDYA, v. 36, n. 1, p. 187-201.

Santos, D. M., Santos-Wagner, V. M. P. (2013). Jogo soma 10: factos fundamentais e cálculos mental. In TEIA, Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v4, nº2, (1-15).

Silvestre, A. I., Ponte, J. P. (2013). Raciocínio proporcional: uma perspetiva atual. Educação e Matemática. Revista da associação de professores de matemática, p. 17 - 20.

Silvestre, A. I.; Ponte, J. P. (2012). Proporcionalidade directa no 6.º ano de escolaridade: uma abordagem exploratória. Revista interacções: v. 8 n.º 20 pp. 70 -97.

Silvestre, A. I., Ponte, J. P. (2009). Ser ou não ser uma relação proporcional: Uma experiência de ensino com alunos do 6.º ano. In Actas do XX seminário de investigação em educação matemática. Viana do Castelo: APM.

Spinillo, A. G. (2016). Ensinando Proporção a Crianças: alternativas pedagógicas em sala de aula. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 43, p. 11-48, ago./dez. 2003.

Thudichum, B., Passos, I. C. & Correia, O. F. (2018a). 9 Matemática: preparar a prova final 2019. ___: Raiz editora.

Thudichum, B., Passos, I. C. & Correia, O. F. (2018b). Matemática 3º ciclo: Questões de provas finais nacionais e de testes intermédios 2010-2018. Lisboa: Instituto de Avaliação Educativa, I.P.

Valdés, A. Q., Navarro, M. V., Unzueta, S. P., Arenas, J. C., Mengana, F. R., Pérez, M. A. & Jiménez, E. V. (2005). Matemática 9º grado. Cuaderno complementário. La Habana: Pueblo y Educación.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Artigos