Formação de professores que ensinam matemática (PEM) na perspectiva da educação inclusiva: o que dizem as pesquisas stricto sensu
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e77797Resumo
Neste Artigo de Revisão de Literatura (ARL) discorremos sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática (PEM), na perspectiva da Educação Inclusiva. Para tanto, investigamos: Em que se configuram as pesquisas Stricto Sensu da última década sobre a formação de professores que ensinam Matemática, na perspectiva da Educação Inclusiva e de que maneira essas pesquisas refletem no desenvolvimento profissional desses professores? Neste intuito, objetivamos manifestar a intenção formativa dos cursos de Pós-Graduação e a expectativa dessa formação para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva. A produção originou-se de uma amostragem de 81 pesquisas com abordagens para Currículo e Formação Docente (CFD), e Saberes e Práticas Docentes (SPD). O acesso as pesquisas evidenciam um movimento crescente de estudos na área da formação de professores que ensinam Matemática na/para inclusão nas pesquisas em Pós-Graduação, a nível de Mestrado. No entanto, os resultados mostram a necessidade de que novas pesquisas em áreas específicas sejam realizadas, de maneira especial a nível de doutorado, em que se percebe maior insipiência, no intuito de que a inclusão seja refletida na academia para além de um tema discursivo, mas como um objeto a ser estudado de forma tênue e consistente.
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