Training of teachers who teach mathematics (PEM) from the perspective of inclusive education: what do the stricto sensu research say

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e77797

Abstract

In this Literature Review Article (ARL) we discuss the Formation of Teachers who Teach Mathematics (PEM), from the perspective of Inclusive Education. Therefore, we investigate: What are the Stricto sensu researches of the last decade about the formation of teachers who teach Mathematics, from the perspective of Inclusive Education and how do these researches reflect on the professional development of these teachers? To this end, we aim to express the formative intention of Postgraduate courses and the expectation of this training for the professional development of teachers who teach Mathematics from the perspective of Inclusive Education. The production originated from a sample of 81 researches with approaches to Curriculum and Teacher Training (CFD), and Teaching Knowledge and Practices (SPD). Access to research shows a growing movement of studies in the area of ??teacher training that teach mathematics in / for inclusion in postgraduate research at the Master's level. However, the results show the need for new research in specific areas to be carried out, especially at the doctoral level, in which greater insipience is perceived, in order that inclusion is reflected in the academy beyond a discursive theme, but as an object to be studied in a tenuous and consistent way.

Author Biographies

Maria Eliana Soares, UFPA/SEDUC/PA

3MSc. em Docência em Ciências e Matemáticas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Professora Substituta da Faculdade de Matemática – UFPA/ Castanhal/PA. Professora de Atendimento Educação Especial da rede pública estadual pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA). Membro do grupo de pesquisa em Educação em Ciência, Matemáticas e Inclusão do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém/PA, Brasil. Marianaile2011@hotmail.com

 

Maria Lídia Paula Ledoux, Universidade Federal do Pará

Graduada em Pedagogia, com habilitação em Administração e Supervisão Educacional, pela Universidade Federal do Pará (1998). Especialista em Educação Ambiental e Conservação dos Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Pará (2003). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Pará (2005). Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas, pela Universidade Federal do Pará (2005). Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas, pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016) Doutorado em Rede Amazônica em Educação em Ciências - REAMEC, Polo Universidade Federal do Pará. É professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, lotada no Campus Universitário de Castanhal, na Faculdade de Matemática. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Saberes Docentes, Didática da Matemática, Metodologia do Trabalho Científico e Acadêmico. 

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ desde agosto de 1976, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR TITULAR. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) - Mestrado e Doutorado, desde o seu início, em 2002 (NPADC). Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem, , ensino da matemática e neuro ciência e educação matemática.

Elielson Ribeiro de Sales, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1996), mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará no Curso Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), vice-coordenador do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), oferecido pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) polo UFPA, coordenador do Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão), membro fundador do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e Consultor ad hoc da CAPES. Atua na área de Ensino, com ênfase em Educação em Ciências e Matemática nos seguintes temas: Ensino e aprendizagem de ciências e matemática para pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

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Published

2022-03-25

Issue

Section

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática