Aprendizagem significativa na formação inicial do professor pedagogo: um olhar para as quatro operações matemáticas básicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e79678

Resumo

O presente artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado que tem como objetivo examinar as contribuições de oficinas que abordam os conteúdos matemáticos por meio da metodologia de Resolução de Problemas e planejadas sob os pressupostos da aprendizagem significativa, oferecidas a acadêmicos do curso de Pedagogia. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com delineamento interpretativo e natureza aplicada e foi desenvolvida em duas etapas, sendo que a primeira buscou reconhecer as principais dificuldades dos acadêmicos do curso de Pedagogia. E, a segunda etapa buscou a superação dessas dificuldades por meio da realização de cinco oficinas, desenvolvidas em uma universidade pública do estado do Paraná, na cidade de Ponta Grossa, das quais participaram nove acadêmicas. Desta forma, este artigo tem como objetivo descrever e analisar as contribuições de uma dessas oficinas que teve como foco trabalhar os principais conceitos das quatro operações matemáticas básicas visando a aprendizagem significativa das participantes. Os resultados apontam que a oficina trouxe como contribuição a modificação dos subsunçores iniciais das participantes em decorrência das atividades desenvolvidas, oportunizando assim a diferenciação progressiva dos conceitos e indícios de aprendizagem significativa subordinada derivativa. Além de contribuir com o enriquecimento de práticas docente futuras envolvendo a metodologia de Resolução de Problemas.

Biografia do Autor

Samuel Francisco Huf, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Licenciatura Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática PPGEN / UNICENTRO (2016). Doutorando em Ensino de Ciências e tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal da Paraná. Bolsista CAPES. Faz parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Modelagem Matemática e Aprendizagem Significativa.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando nas seguintes áreas: 1) Álgebra Linear, Geometria Analítica, no curso de Engenharia de Produção 2) Fundamentos de Matemática no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; 3)Ensino de Matemática e Educação Científica e Tecnológica, junto ao Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do qual foi coordenadora de 2007-2009. Faz parte do corpo editorial da RBECT (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia) da UTFPR, bem como da comissão organizadora do evento SINECT. Tem contribuído com pareceres de artigo para as revistas Vidya, Ciência & Cognição, Alexandria, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Investigações em Ensino de Ciências, bem como para eventos como ENPEC e ENEM.

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Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática