Estado do conhecimento sobre o formador de professor de matemática em teses e dissertações (2010-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e81297

Resumo

O presente estudo foi realizado com vistas a investigação da produção acadêmica sobre o formador de professor de matemática, a fim de conhecer as principais temáticas foco das pesquisas e identificar os temas mais recorrentes e identificar os menos frequentes nos trabalhos relacionados aos formadores de professores de matemática que atuam no
ensino superior, com analise dos resumos no período de 2010 a 2019. A metodologia do estudo tomou por base a abordagem qualitativa, se utilizou dos referenciais da análise de conteúdo com base em Bardin (1994). A metodologia utilizada foi a pesquisa do tipo estado do conhecimento. Os resultados possibilitaram conhecer melhor o estado das produções e contribuir para novos estudos ao identificar os temas menos frequentes nas produções práticas de ensino, que se referem: as condições de trabalho do formador de professor de matemática no ensino superior, saberes pedagógicos do formador relacionados ao ensino superior, formação continuada (in) existentes ou propostas pelas instituições onde o formador atua; sindicalização ou atuação política dos formadores de professores de matemática no âmbito das universidades.

Biografia do Autor

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Pesquisa: Formação de Formadores e de Professores de Matemática, ensino e educação matemática.

Referências

Arruda, C. P. (2018). O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas: o caso da Licenciatura em Matemática do IFG. (Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina. Londrina.

Barbato, C. N. (2016). A Constituição profissional de formadores de professores de Matemática. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade São Francisco, Itatiba.

Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 1994.

Batista, A.R. (2018) A formação inicial do professor de Matemática: a perspectiva dos formadores das licenciaturas de Presidente Prudente. (Dissertação de Mestrado em Educação) Universidade Estadual Paulista. São Paulo.

Belo, E. do S. V. (2012) Professores formadores de professores de Matemática. (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará. Belém.

Belo, E. do S. V.. Cartografias experienciais de formadores de professores de Matemática: consciência de si e auto formação. (Tese de Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) Universidade Federal do Pará. Belém.

Beltrão, I. do S. L. (2018). Formação profissional de formadores de professores de Matemática: contextos e práticas pedagógicas na licenciatura em Parintins. (Tese de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá.

Brasileiro, R. M. de O. (2019) O formador de professores no curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Alagoas: da profissionalização à prática pedagógica. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Federal de Alagoas. Maceió.

Cavichiolo, C.V (2011). Geometrias não-euclidiana na formação inicial do professor de Matemática: o que dizem os formadores. (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná.

Coura, Flávia Cristina Figueiredo; PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. Estado do conhecimento sobre o formador de professores de Matemática no Brasil. Zetetikê. Campinas, v.25, n. 1, p.7-26, jan. /abr. 2017.

Coura, F. C. F (2018). Desenvolvimento profissional de formadores de professores de Matemática que são investigadores da docência. (Tese de Doutorado em Educação) Universidade Federal de São Carlos. São Carlos.

Cunha, M. Isabel. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: Saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, 11(32), 2006. P. 258-271.

Cunha Neto, J. H. (2016). A identidade profissional dos professores formadores nos cursos de licenciatura em Matemática. (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Minas Gerais.

Dubar, C. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. Porto: Edições Afrontamento, 2006. 292 p.

Fiorentini, D. A formação matemática e didáticopedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, n. 18, 2005.

Garcia, Carlos Marcelo. Pesquisa sobre formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, n.9, p. 51-75, set./dez. Rio de janeiro, 1998.

Ghedin, E. A Pesquisa como Eixo Interdisciplinar no Estágio e a Formação do Professor Pesquisador- Reflexivo. Olhar de Professor, v. 7, n. 2, 5 fev. 2009.

Gonçalves, T. O. (2000). Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de matemática da UFPA. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

Imbernón, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Komatsu, M.Y. (2010). A pesquisa na prática docente de professores formadores: um estudo em um caso de Licenciatura em Matemática. (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

Manfredo, E.C.G. (2013). Saberes de professores formadores e a prática de formação para a docência em Matemática nos anos iniciais de escolaridade. (Tese de Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) Universidade Federal do Pará. Belém.

Martins, R. L. Concepções sobre a matemática e seu ensino na perspectiva de professores que ensinam Matemática em licenciaturas de Alagoas. (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

Melo, J.R. (2010). A formação do formador de professores de Matemática no contexto das mudanças curriculares. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade. Estadual de Campinas. Campinas.

Mizukami, M. G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (Orgs). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 213-231.

Nacarato, Adair Mendes. A formação do professor de Matemática: pesquisa x políticas públicas. Contexto e Educação, Ijuí, ano 21, n. 75, p. 131-153, jan./jun. 2006.

Nóvoa, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. P. 15-33.

Pacheco, J. A.; Flores, M. A. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999

Paula, R. B. (2014). Retratos do formador de professores de Matemática a partir das pesquisas acadêmicas produzidas na Região Centro-Oeste (2005-2012). (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

Pimenta, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de. Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2009.

Ramalho, Betania Leite; NUÑEZ, Isauro Béltran; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2.ed. Porto Alegre, 2004.

Reis, A.G. (2017). Representações sociais dos professores formadores do IFAM: Discutindo o conceito de professor reflexivo como quebra de paradigma. (Tese de Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte.

Romanowski, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da arte” em educação. In Diálogo Educacional. Curitiba, v.6, n. 19, p. 37-50, set./dez., 2006.

Silva, S. R. L. S. (2014). Professores do Curso de Licenciatura em Matemática em início de carreira no ensino superior. (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

Tardif, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Editora Vozes, 2002.

Torquato, K. A. D. (2016). A formação do professor de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo – Campus São Paulo, pelas narrativas de professores formadores. (Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

Pereira, C. A. B. (2017) Como nos tornamos formadores de professores: processo de constituição profissional (Tese de Doutorado em Educação). Universidade São Francisco. Itatiba.

Veiga, I. P. A. Formação de professores para a Educação Superior e a diversidade da docência. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 42, p. 327-342, maio/ago. 2014.

Downloads

Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática