Ensino, pesquisa e extensão na formação inicial e continuada de professores(as) que ensinam matemática na perspectiva do trabalho colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e81457

Resumo

O objetivo do artigo centra-se em compartilhar encaminhamentos e resultados de uma "Atividade Curricular de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão" (ACIEPE) - realizada na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Campus São Carlos - SP, durante o ano de 2020, que teve como propósito a formação inicial e continuada de professores(as) que ensinam Matemática, tendo em vista práticas promotoras de atitudes positivas em relação ao conhecimento matemático na Educação Básica. Neste contexto, foi desenvolvida uma ação formativa que teve como fundamento aprofundar estudos teóricos no campo das Tendências em Educação Matemática, pelo viés da Psicologia da Educação Matemática, para encaminhamentos metodológicos de possibilidades do desenvolvimento de atitudes favoráveis à Matemática. A pretensão é, com base no trabalho colaborativo entre os integrantes do grupo constituído (futuros/as professores/as e professores/as), refletir sobre a prática docente a partir da análise de casos de ensino que possibilitaram mobilizar conhecimentos e saberes docentes. Para esse fim, o presente artigo toma como objeto de discussão e análise um episódio envolvendo um caso de ensino em que são explorados alguns aspectos da Modelagem Matemática. A dinâmica dos encontros ocorreu de modo síncrono (via Google Meet) nos pressupostos dialógicos do trabalho colaborativo em que nas sessões foram oportunizadas a discussão e debate sobre o referencial teórico estudado ao longo da experiência formativa. Posteriormente, foram elaboradas e validadas tarefas no contexto do grupo. Estima-se que, com o término da ação, todos(as) tiveram possibilidades de formar atitudes mais positivas com a disciplina, haja vista os excedentes de visão decorrente do diálogo coletivo em Educação Matemática.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP).

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas – DTPP – do Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH – da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Linha de Pesquisa "Educação em Ciências e Matemática" - e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) ambos da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – INMA/UFMS, Campo Grande, atuando na linha de pesquisa “Formação de Professores e Currículo”. Líder do “MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente” (UFSCar/CNPq). Pós-doutor em Psicologia da Educação Matemática pela Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru-SP. Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Câmpus Três Lagoas.

Daniana de Costa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Doutoranda em Educação (Linha de Pesquisa "Educação em Ciências e Matemática") pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos-SP. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2008) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018). Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas/Celer Faculdades-SC (2009) e em Educação Matemática: Dimensões Teórico Metodológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR - UEPG (2013). É mestre em Desenvolvimento Regional (Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2017) .

João Vítor Dornelas Corrêa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos-SP. Integrante do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). Foi bolsista de extensão da ACIEPE "Práticas Promotoras de Atitudes Positivas em Relação à Matemática Mediada pelo Trabalho Colaborativo na Formação de Professores" (ProEx/UFSCar).

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Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática