Uma viagem pelo ciclo de estudo de aula: caminhos e paisagens para o desenvolvimento profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e81916

Resumo

Este artigo reporta uma pesquisa que investigou as contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática nos anos finais da Educação Básica, a partir da realização de um ciclo de Estudo de Aula (EA). O trabalho coletivo e colaborativo entre os professores e formadores de uma instituição pública buscou, a partir da definição de problemas de aprendizagens dos estudantes sobre fração e resolução de problemas, planejar e implementar uma aula de investigação para estudantes do sexto ano, refletir sobre ela e replanejar a partir dessa reflexão. Os dados analisados por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD) foram obtidos das interações entre os envolvidos nos encontros, das narrativas produzidas pelos participantes ao final do ciclo e da entrevista focal. Os resultados indicam que a participação no EA contribui para: (i) a transformação do próprio pensar e agir dos docentes, evidenciados no movimento de autorreflexão e reflexão coletiva que os possibilitaram reconhecer o estudante como sujeito da aprendizagem, valorizar a importância do planejamento da prática docente e evidenciar a reconfiguração de seus saberes; (ii) a valorização do aprender com o outro propiciado pelo ambiente coletivo e colaborativo pautado em uma relação dialógica. Concluímos que a participação no ciclo oportuniza aos professores uma aventura, no sentido atribuído por Larrosa (2019), na sua própria formação, uma experiência  capaz de transformá-los, reconfigurá-los, o que sugere que o EA  possa se constituir em uma política pública de formação.

Biografia do Autor

Morgana Scheller, Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

Doutora em Educação Matemática, atua como docente no IFC na área de Educação Matemática com Formação de Professores e Ensino Integrado. Pesquisa Modelagem Matemática na Educação Matemática, Ensino e aprendizagem em Matemática e formação de professores - Estudo de Aula. Tem Experiência com Iniciação Científica a nível de Ensino Médio e atua em Feiras de Matemática.

http://lattes.cnpq.br/7776982904929456

Marília Zabel, Instituto Federal Catarinense, Rio do Sul

Docente no Instituto Federal Catarinense campus Rio do Sul, é mestre em Educação Matemática pela UNESP. Participa do Movimento das Feiras de Matemática e na formação de professores de professores que ensinam matemática por meio do Estudo de Aula.

http://lattes.cnpq.br/1039325957754578

Eduardo Rafael Zimdars, Instituto Federal Piauí, Corrente

DOcente do IFPI capus Corretem, é Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGECMT/UDESC), licenciado em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tem interesse em temas relacionados à Educação, mais especificamente, na formação  de professores que ensinam matemática Estuda também Estudo de Aula.

João Pedro Antunes de Paulo, Instituto Federal Catarinense Sul, Rio do Sul

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista campus de Rio Claro, com mestrado também em Educação Matemática pela mesma instituição. Professor da educação técnica e tecnológica no câmpus Rio do Sul do Instituto Federal Catarinense. Tem experiência profissional na docência em Educação Básica e Ensino Superior. No campo investigativo, seu interesse se concentra na Filosofia da Educação Matemática e na Formação de professores. 

Referências

Bezerra, R. C. (2017). Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da Lesson Study Tese de doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente.

Bogdan, R. & Biklen, S. K. (19994). Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora.

Bonotto, D, L., Gioveli, I. & Scheller, M. (2019). Lesson Study e formação de professores: um olhar para produções acadêmicas na forma de dissertações e teses. Revista Educere et Educare, 14(32), mai./ago. doi: 10.17648/educare.v14i32.22528.

Cochran-Smith, M.; Lytle, S. L. (1999). Relationships of knowledge and practice: Teacher learning in communities. Review of Research in Education. Washington, DC, USA: American Educational Research Association, (24), 249- 305.

Crecci, V., Paula, A. P. M. & Fiorentini, D. (2019). Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos iniciais que participa de um lesson study híbrido. Revista Educere et Educare, 14(32), mai./ago. doi: 10.17648/educare.v14i32.22755

Curi, E. & Martins, P. B. (2018). Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2), 478-497, mai./ago. DOI: 10.3895/rbect.v11n2

Cyrino, M. C. C. T. (2013). Formação de professores que ensinam matemática em comunidades de prática. In Anais do Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, Montevideo, Uruguai, 7. Recuperado de http://funes.uniandes.edu.co/18366/1/Cyrino2013Forma%C3%A7%C3%A3o.pdf

Estevam, E. J. G. & Cyrino, M. C. C T. (2016). Desenvolvimento profissional de professores em educação estatística. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 9(1), 115-150. doi: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n1p115-150

Fiorentini, D. & Crecci, V. (2013). Desenvolvimento profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação?. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 5(8), 11-23. Recuperado de https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/74

Fiorentini, D. (2010). Desenvolvimento Profissional e Comunidades Investigativas. In A. Dalben, J. Diniz, L. Leal, L. & L. Santos (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Educação Ambiental; Educação em Ciências; Educação em Espaços não escolares; Educação Matemática. (pp. 570-590). Belo Horizonte: Autêntica.

Freire, P. (2013). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (2020). Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Fujii, T. (2014). Implementing Japanese lesson study in foreign countries: Misconceptions revealed. Mathematics Teacher Education and Development, 16(1), 65-83.

Gatti, B. A. & Barreto, E. S. (2009). Professores do Brasil: Impasses e Desafios (Vol. UNIESCO, pp. 1-294). Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Larrosa, J. L. (2000). Tecnologias do eu e Educação. In: T. T. Silva. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. (pp. 35-86). Petrópolis: Vozes.

Larrosa, J. L. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, (19), 20-28. Recuperado de: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf

Larrosa, J. (2019). Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 6. ed. rev. ampl. Belo Horizonte, Autêntica.

Lewis, C. (2002). Lesson study: A Handbook of Teacher-Led Instructional Change. Philadelphia, PA: Research for Better Schools.

Marcelo, C. (2009). Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Revista de ciências da educação, (8), jan/abr.

Menduni-Bortoloti, R. D. (2019). Matemática para o ensino forjada na lesson study. Educere et Educare, 14(32), maio/ago. doi: http://dx.doi.org/10.17648/educare.v14i32.22537

MORAES, R. & GALIAZZI, M. C. (2011). Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí.

Murata, A. (2011). Conceptual overview of lesson study. In L. Hart, A. Alston & A. Murata (Eds.). Lesson study research and practice in mathematics education. (pp. 1-12). Dordrecht: Springer.

Nóvoa, A. (org.) (1992). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote.

Nóvoa, A. (1999). Profissão professor. Portugal: Porto.

Nóvoa, A. (2009). Formação Permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez.

Oliveira, H. M. A. P. & Cyrino, M. C. C. T. (2011). Formação inicial de professores de matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência. Interacções, 18(), 104-130.

Onuchic, L. R. & Allevato, N. S. G. (2008). As diferentes “personalidades” do número racional trabalhadas através da resolução de problemas. Bolema, 21(31), p. 79-102.

Passos, C. L. B., Nacarato, A. M., Fiorentini, D., Miskulin, R. G. S., Grando, R. C., Gamana, R. P., Megid, M. A. B. A., Freiras, M. T. M. & Melo, M. V. (2006). Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante,15(1/2), 193-219.

Pimenta, S. G. (1997). Formação de professores: Saberes da docência e identidade do professor. Revista Nuances, 3(), set, Recuperado de: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/50/46>

Ponte, J. P. (1998). Da formação ao desenvolvimento profissional. Lisboa: APM.

Ponte, J. P. (2011). Estudando o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor de matemática. In N. Planas (Ed.). Educación matematics: Teoría, critica y prática. (pp. 83-98). Barcelona: Graó

Ponte, J. P., Baptista, M., Velez, I. & Costa, E. (2012). Aprendizagens profissionais dos professores através dos estudos de aula. Perspectivas da Educação Matemática, (5), 7-24.

Ponte, J. P., Quaresma, M., Baptista, M. & Mata-pereira, J. (2014). Os estudos de aula como processo colaborativo e reflexivo de desenvolvimento profissional. In: J. Sousa & I. Cevallos (Eds.). A formação, os saberes e os desafios do professor que ensina Matemática. (pp. 61-82). Curitiba: Editora CRV.

Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J. & Baptista, M. (2016). O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 30(56), 868-891. doi: https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a01.

Richit, A. & Ponte, J. P. (2020). Conhecimentos profissionais evidenciados em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. EDUR - Educação em Revista, 36, 1-29. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698190699

Stigler, J. & Hiebert, J. (1999). The Teaching Gap: Best ideas from the world’s teachers for improving education in the classroom. New York: The Free Press.

Downloads

Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática