As potencialidades dos estudos de aula em um projeto de pesquisa: análise de uma aula sobre figuras geométricas espaciais em uma turma do 5º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82049

Palavras-chave:

metáfora, Inteligência artificial, verbos de atitude proposicional

Resumo

No referido estudo buscou-se discutir e analisar um Estudo de Aula sobre as Figuras Geométricas Espaciais, do ponto de vista dos professores atuantes no Ciclo Interdisciplinar (4º, 5º e 6º ano) que foi desenvolvido com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de São Paulo. Trata-se de uma metodologia de natureza qualitativa do tipo interpretativo. Ao se pensar na estrutura do processo de obtenção de dados foi recorrido à estratégia de triangulação.  Com os Estudos de Aula, os professores passaram a mobilizar os conhecimentos provenientes de suas experiências e seus conhecimentos didáticos e curriculares foram sendo produzidos a partir de discussões com o grupo, baseados em aportes teóricos que versam sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática. A consolidação dos conhecimentos dos professores, decorrentes das estratégias de formação foram catalisadoras do desenvolvimento profissional do grupo. Essa metodologia de formação Estudos de Aula possibilitou avanços nas práticas dos professores ao realizar um planejamento mais fundamentado teoricamente a partir do manuseio e estudo do próprio documento da Rede, intitulado “Orientações Didáticas do Currículo da Cidade, de Matemática”.

Biografia do Autor

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática