Algoritmos sinalizados em cálculos de adição e subtração
aritmética de crianças surdas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82239Resumo
Este estudo buscou investigar o desempenho de 67 alunos surdos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, usuários de Libras - Língua Brasileira de Sinais, na realização de cálculos de adição e subtração. Objetivou-se descrever as principais estratégias utilizadas pelos estudantes e identificar erros frequentemente cometidos, relacionando-os às estratégias empregadas. As análises, quantitativas e qualitativas, revelaram que houve progressão acadêmica com a escolaridade e maior dificuldade na resolução dos cálculos de subtração. Identificou-se o uso de formas particulares na resolução de cálculos que podem ser atribuídas à modalidade visuoespacial da Língua de Sinais: algoritmos sinalizados. Essas estratégias são oriundas de uma forma própria de representar, contar e operar com os números, por surdos usuários de Línguas de Sinais, trazendo em si uma característica própria que as distinguem das formas de operar com os dedos, por ouvintes.
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