Aprendizagem para e na docência: gênese e desenvolvimento de formar-se professora que ensina a ensinar matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82377Palavras-chave:
Língua Espanhola, Língua em uso, PragmáticaResumo
Este artigo traz a gênese e desenvolvimento do percurso de formar-se professora que ensina Matemática. Para tanto identifica como as condições objetivas e as mediações culturais foram determinantes para a formação docente. Por meio de uma escrita narrativa busca-se recuperar os marcos históricos e, ao mesmo tempo, lançar luz sobre a constituição da atividade docente como atividade que constitui o humano, sob a perspectiva histórico-cultural. Neste percurso são identificadas vivências na formação inicial que se configuraram nos primeiros tijolos do alicerce desse edifício-difícil-ofício que é ser professora, desde a atividade de estudo, aprendizagem para a docência, até a atividade de trabalho, aprendizagem na docência. Duas atividades unidas pela aprendizagem da docência. Assim, este artigo busca apresentar ao leitor como a organização do ensino promove a aprendizagem da docência, razão pela qual o ensino, como atividade de trabalho, constitui o professor. Valer-se da escrita narrativa, na perspectiva da formação docente como aprendizagem, significa considerá-la como uma generalização teórica da prática na qual se é possível compreender critérios fundantes para a formação de professores que ensinam Matemática.
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