Modelagem matemática no estágio pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82491

Resumo

Este texto provoca reflexões no âmbito da formação de professores baseadas na divulgação de alguns dos resultados de uma pesquisa de doutorado que teve como fenômeno, a Modelagem no Estágio Pedagógico, movida pela seguinte interrogação de pesquisa: O que é isto, a Modelagem Matemática no Estágio Pedagógico? Desenvolvida sob o paradigma qualitativo segundo a visão fenomenológico-hermenêutica, a interrogação conduziu a reunião de depoimentos de professores formadores responsáveis pela componente Estágio das instituições públicas estaduais paranaenses e manifestações de estagiários que foram convidados a participarem de experiências formativas com Modelagem, a fim de compreender sobre esse isto que se manifestou num espaço e tempo. As análises ideográficas e nomotéticas favoreceram a constituição de quatro núcleos de ideias, a saber: 1) Sobre a Modelagem Matemática no Estágio: um exotismo em movimento; 2) Modelagem Matemática no Estágio: práticas desarticuladas do núcleo curricular de Formação Docente; 3) Modelagem Matemática no Estágio Pedagógico: uma possibilidade de produção de conhecimento didático-matemático-pedagógico para os agentes da prática pedagógica; e 4) Modelagem Matemática no Estágio Pedagógico: um modo de vivenciar a Formação Inicial de Professores. De modo geral, a articulação desses núcleos sugere como resultados dessa investigação que, entre outras coisas, a Modelagem no Estágio Pedagógico apesar de encontrar alguns embates, desafios e obstáculos, se mostra como uma possibilidade distinta de e para a formação docente, atribuindo-lhe um modo próprio, tendo em vista as suas especificidades.

Biografia do Autor

Lilian Akemi Kato, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (1992), Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo – USP (1996), Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2004) e pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, - UNESP-RC. É professora no Departamento de Matemática da UEM e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática e coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Modelagem na Educação Matemática - GIEMEM.

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Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática