Dimensões formativas para aprender a ensinar os conceitos matemáticos iniciais na visão de acadêmicos de pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82549

Palavras-chave:

Texto, Textualização, Coesão, Coerência, Intervenção docente

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir a visão de acadêmicos de Pedagogia sobre os conhecimentos necessários para aprender a ensinar os conceitos matemáticos iniciais, com base em suas respostas a questões abertas de um questionário em relação a suas expectativas, conhecimentos e percepções. Aplicou-se um questionário constituído de perguntas abertas que tiveram o propósito de investigar as percepções, expectativas e anseios dos acadêmicos em relação às disciplinas específicas de matemática, assim como colher informações sobre os conhecimentos necessários ao professor para aprender a ensinar os conceitos matemáticos iniciais, sob o olhar 37 futuros pedagogos. A análise das respostas dos acadêmicos foi organizada em categorias das quais emergiram cinco dimensões formativas ao longo da análise: Conhecimento do conteúdo para o ensino; Conhecimento curricular; Conhecimento didático-pedagógico do conteúdo para ensinar; Conhecimento plural (social, cultural etc.) e afetivo (atitudes) e Saberes da experiência. Resumidamente, os conhecimentos que acadêmicos de Pedagogia consideram necessários ao professor que ensina matemática nos anos iniciais são deter o conhecimento dos conteúdos básicos desse nível de ensino e ter o conhecimento didático-pedagógico para ensiná-los. Os resultados proporcionaram informações relevantes sobre a aprendizagem dos conceitos matemáticos por alunos do curso de Pedagogia que podem constituir um repertório de informações para pensar em intervenções relativas ao ensino de matemática em cursos de Pedagogia.

Biografia do Autor

Marlene Terezinha Fernandes, Universidade Luterana do Brasil

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática com projeto de tese na linha de pesquisa em Formação de Professores. Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA, atuando na graduação e Pós-graduação Lato Sensu na área da Educação. Exerce a função de Coordenadora dos cursos de Ciências Sociais e Letras Português/EaD, Letras Inglês/ presencial, História, Geografia e Pedagogia nas modalidades EaD e presencial. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, docência superior, ensino de matemática e avaliação.

Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação pela UFRGS. Licenciada em Pedagogia e Ciências. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil.

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Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática