Formação do professor em modelagem matemática: da aprendizagem para o ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82597

Resumo

No presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa em que, a partir de um quadro teórico relativamente à formação de professores à modelagem matemática, desenvolvemos uma pesquisa empírica, caracterizada aqui como Programa de Formação de Professores, com estudantes do quarto ano de um curso de Licenciatura em Matemática, mediante a constituição de dois contextos, Contexto de Aprendizagem e Contexto de Ensino, com a finalidade discutir a questão: Como aprender e ensinar modelagem matemática em um programa de formação inicial de professores? O processo analítico empreendido em relação aos dados da pesquisa leva a concluir que o programa de formação, articulando diferentes disciplinas de um curso de Licenciatura em Matemática em que a modelagem matemática foi incluída, viabilizou que a formação em modelagem matemática dos futuros professores incorporasse elementos essenciais para a inclusão de atividades dessa natureza nas aulas de matemática, em sintonia com o que constitui as diferentes dimensões requeridas para o conhecimento pedagógico do conteúdo em modelagem matemática.

Biografia do Autor

Letícia Barcaro Celeste Omodei, Universidade Estadual do Paraná câmpus de Apucarana

Professora do Ensino Superior no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná - câmpus de Apucarana, desde 2012, e coordenadora de Estágio Supervisionado neste curso.
Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2021). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de professores que ensinam matemática, Estágio Supervisionado, autenticidade em atividades de modelagem matemática.

 

Lourdes Maria Werle de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

É professora da Universidade Estadual de Londrina desde 1985. Atua no curso de graduação em Matemática e é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, programa no qual já ocupou a função de coordenadora e de vice-coordenadora. É bolsista de produtividade do CNPq e tem experiência na área de Matemática com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, semiótica na Educação Matemática e formação de professores de matemática. É líder do GRUPEMAT- Grupo de Pesquisas sobre Modelagem e Educação Matemática cadastrado no CNPq e participa do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da UEL. Como membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, foi coordenadora do GT de Modelagem Matemática entre 2010 e 2012 e vice-coordenadora desse GT no período de 2013 a 2015. Na SBEM -Paraná integra o comitê editorial desde o ano de 2012

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Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática