O estudo do erro: contributos para o trabalho docente do professor de matemática

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82634

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma discussão sobre o estudo do erro de forma a contribuir para o trabalho do professor de matemática e, para tal, investigamos as concepções, saberes e práticas dos professores em relação aos erros dos alunos. A importância de discutir sobre os erros dos alunos e de dar um tratamento pedagógico a eles já foi alvo de muitos estudos na área da Educação matemática, assim para a realização dessa pesquisa fizemos um levantamento
bibliográfico dos estudos que discorrem sobre o erro e principalmente daqueles que discutem esse tema na formação docente. O caminho metodológico é o da pesquisa descritiva que nos possibilitou realizar uma consulta por meio de um questionário que foi aplicado a 73 professores de matemática que atuam na Educação básica na Cidade de Belém do Pará e que participaram de um curso de formação continuada. Os resultados apontaram que os professores
participantes dessa pesquisa, mostraram que têm clareza da utilização do erro tanto como indicador do processo aprendizagem, como das suas práticas pedagógicas. E que o estudo do erro é importante para melhorar as escolhas metodológicas, assim como para ajudar os alunos na identificação, reflexão e superação dos erros.

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Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática